Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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DUAS PRAÇAS DE CAMAQUÃ-RS: PONTOS DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E ESPAÇOS FORMADORES
Rafael Mello Sofia, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 13-09-2018

Resumo


A compreensão das potencialidades dos locais educativos informais e formais no desenvolvimento dos estudantes contribuem para uma prática voltada para emancipação e busca constante pelo saber. Ambos os espaços são importantes na formação dos estudantes pois se complementam nesta tarefa. Este fato faz com que a utilização destes ambientes proporcionem ao professor ilustrar os conceitos ou determinados conteúdos, consolidando a promoção do saber de maneira significativa para o aluno.   A compreensão das potencialidades dos locais educativos informais e formais contribuem na formação do estudante, para uma prática voltada para emancipação e busca constante pela construção do saber. Este estudo busca viabilizar a utilização de Espaços Formadores presentes no ambiente urbano, incluindo-os no cotidiano das escolas da rede municipal de Camaquã –RS. Na metodologia foi realizada a revisão bibliográfica e consulta a documentos históricos junto ao Núcleo de Pesquisas Histórico de Camaquã-RS (NPHC), levantando a importância destes espaços, as praças, na formação de professores e alunos como agentes de multiplicadores em conceitos de Educação Ambiental e Patrimonial do município. A pesquisa dos documentos, envolvendo as praças, foi realizada através da análise de conteúdo. Constatou-se que a busca por laços de harmonia entre homem e os ambientes que compõe nossas cidades, ou seja, os patrimônios cullturais e naturais existentes e a história envolvida neles, faz com que as pessoas compreendam que a preservação e recuperação destes espaços são formadores da cidadania.


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