Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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ENSINO DE QUÍMICA VERDE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL
Thaygra Severo Bernardes, Tania Renata Prochnow

Última alteração: 25-09-2018

Resumo


A Química Verde surgiu pela necessidade de novos conceitos e atitudes na década de 1990 em meio ao desenvolvimento de atividades da indústria química prejudiciais ao meio ambiente. No contexto atual, onde se busca a redução dos impactos ambientais e um desenvolvimento sustentável, a inserção do ensino de Química Verde nos cursos de formação profissional pode promover reflexões que possibilitem ações para um futuro sustentável. A fim de averiguar a situação atual da temática Química Verde no ensino de Química, este trabalho apresenta os resultados de uma investigação acerca das concepções de licenciandos em Química sobre o ensino de Química Verde. A pesquisa foi realizada com as turmas de Estágio Supervisionado I e II do curso de Química de uma instituição de ensino superior da cidade de Canoas (RS). A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário, onde as concepções dos licenciandos evidenciaram associações da Química Verde à sustentabilidade, ao ambiente/natureza, à ação preventiva, à reparação e ao ensino por experimentação. Estas concepções apresentam-se pertinentes, porém em alguns momentos reducionistas, já que podem limitar a Química Verde a um instrumento afim de apenas evitar ou amenizar danos ao meio ambiente.

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