Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.
Carolina Lima Dalla Barba, Deivid Souza, Suelen Bomfim Nobre

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


Este trabalho trata-se de um relato de experiência das oficinas pedagógicas sobre recursos hídricos, promovidas pelo projeto extensionista “Vivenciando a Educação Ambiental” (2016-2020), que vem sendo desenvolvido pela Universidade Feevale em escolas públicas do município de Novo Hamburgo. O público participante das oficinas foi composto por estudantes do 5º ano do ensino fundamental. As oficinas contaram com as seguintes estratégias: aplicação de jogo didático e experimentações sobre tratamento da água (“jar test”). A abordagem foi em torno da importância de se preservar os recursos naturais, com foco nos recursos hídricos, ressaltando a sua correta utilização e as implicações no meio ambiente do mau uso, por meio do desperdício e poluição.  Para o planejamento das oficinas optou-se por explorar Metodologias Ativas, já que os alunos tornam-se protagonistas na construção do seu conhecimento. Constatou-se que durante as práticas educativas houve participação e interesse dos alunos, com surgimento de questionamentos e observações sobre a temática proposta.


Texto completo: PDF