Portal de Eventos da ULBRA., VII MOSTRA DAS CIENCIAS E INOVAÇÃO DA ULBRA

Tamanho da fonte: 
A MAGIA DA NATUREZA
Sabrina Deorristt Borba da Silva

Última alteração: 05-11-2022

Resumo


Alunos do 2o ano dos Anos Iniciais; GASPARY, Débora Neuberger Simões.Este projeto visa despertar a sensibilidade e o prazer pelos cuidados da natureza, sendo aprimeira leitura de mundo da criança. É fundamental além de aprendizado por si só. Aoexplorar os elementos que compõem terra, areia, árvore, pedras, gravetos, cada um doselementos permite que a criança mobilize dentro de si forças imaginativas e criadoras.Levando o educando a refletir sobre seus atos, possibilitando que eles participem desituações de comunicação oral e escrita, como contar e recontar histórias, podendo tambémescrevê-las, modificar e relacionar idéias, interagindo com criatividade, dando-lhes a mesmaoportunidade de tentar novas experiências que resultem em aprendizado, através da fala ouda escrita para assim, poder integrar-se no contexto social em que vivem.
Nosso objetivo é proporcionar momentos de prazer através de experiências e convívio diárioexplorando os elementos, ampliando vocabulário, a organização de pensamentos,criatividade e colaboração. O projeto iniciou com um simples passeio no pátio da escola,pelas árvores juntando gravetos e diferentes tipos de folhas, cascas, sementes. Muitasperguntas surgiram: Por que as folhas têm cores e formatos diferentes? Por que tem árvoresaltas e baixas? Por que o caule das árvores são diferentes? Por que as sementes estãodentro de cascas?Começamos então a juntar todas essas curiosidades pelo pátio, levamos para dentro dasala de aula, montamos em folha A3, desenhos e paisagens através dos materiais queforam coletados. Trabalhamos com o livro indicado na árvore de livros: Transformando anatureza, Autor: Andre Santos da Rocha. História de um menino curioso, que gosta de saberde onde as coisas vêm e junto de seus irmãos investiga de onde vem o pão, o café, ovestido da vovó, a cadeira de balanço e até os esmaltes de unha... Com tantas perguntas,ele identifica a matéria-prima de muitas coisas que fazem parte do cotidiano dele – e do seutambém! Fizemos um mapa conceitual explorando a importância de cada parte do livro. Emuitas outras atividades surgiram, a colheita silábica, em que os alunos colhiam da árvoredo limoeiro sílabas para formar palavras e frases. E do limoeiro saiu uma boa limonada,cada aluno fez seu suco de limão e também fizemos o suco de pacotinho, pois o objetivo erade perceberam a diferença dos sabores e do destino de cada lixo. Fizemos a composteira,enterramos o saquinho de suco e os restos dos limões e estamos ansiosos para ver o
resultado. Futuramente iremos finalizar nosso projeto colhendo os limões do limoeiro que aturma plantou.
Palavras-chave: natureza, preservação, colaboração.