Portal de Eventos da ULBRA., VII MOSTRA DAS CIENCIAS E INOVAÇÃO DA ULBRA

Tamanho da fonte: 
“ONE DAY IN AUSTRALIA”
Catiusi Rodrigues, Danielle Finavaro

Última alteração: 05-11-2022

Resumo


“Aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias. Assim, o estudo da língua inglesa pode possibilitar a todos o acesso aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania ativa, além de ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, abrindo novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos.” – página 241 da BNCC. O trecho supracitado se refere à justificativa presente na BNCC para a escolha do ensino do idioma. Baseado nesta citação,  o projeto "One day in Australia", buscou a prática oral e escrita do idioma inglês através de um trabalho de pesquisa cultural e da troca de conhecimentos em uma feira expositiva. Os alunos do Fundamental II (6o. ao 9o. ano) do Colégio Ulbra Cristo Redentor foram divididos em grupos e cada equipe ficou responsável pela pesquisa sobre algum aspecto da Austrália, sendo estes: histórico do país, moeda, localização no mundo, costumes, cultura, comidas típicas, pontos turísticos, brasileiros na Austrália, curiosidades, entre outros. Após as pesquisas, as equipes preparam o material de exposição para o dia da feira, assim como prepararam as suas falas. No dia do evento, cada grupo organizou seu "stand" de apresentação e recebeu a visita dos alunos do Ensino Fundamental I e Médio. Os alunos estavam muito bem preparados, os visitantes interessados e foi uma grande troca de conhecimento, com direito a degustação de comidas típicas. O projeto "One day in Australia" foi desenvolvido pelo Ensino Fundamental II, mas envolveu a escola como um todo. A partir das pesquisas realizadas e da feira foi possível conhecer melhor e entender os aspectos culturais da Austrália, suas belezas naturais e sua fauna exótica. Tais descobertas instigaram a vontade de visitar o país e ampliaram o entendimento histórico da língua inglesa como língua universal, ou seja, uma língua que permite comunicação mundial. Permitindo assim que os estudantes pudessem utilizar e aprender  a língua inglesa por meio de práticas linguísticas cotidianas, discursivas e da reflexão sobre elas.