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O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL APÓS O 2º ANO DE IMPLANTAÇÃO: UM ESTUDO REALIZADO NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO
Andreza M. Oliveira Nunes, Paloma Karpinski Pinheiro, Elisabeth Backes, Bruna Fernanda Oliveira, Josiara Quadros

Última alteração: 22-10-2014

Resumo


No ano de 2012 foi implantada no Rio Grande do Sul uma nova proposta pedagógica, o Ensino Médio Politécnico, que visa a união das áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática e suas Tecnologias). A proposta visa unir Ciência e Cultura, proporcionar aos alunos atividades voltadas para o mundo do trabalho, desenvolver a autonomia intelectual e o pensamento crítico, bem como diminuir os índices de evasão escolar e reprovação. Houve um acréscimo de carga horária no currículo, o que reacendeu muitas discussões a cerca da necessidade de mudanças no cotidiano escolar. Estas discussões se deram através de questionamentos sobre a remuneração dos professores e a infraestrutura em que encontravam-se as escolas no momento da implantação desse projeto. A avaliação emancipatória tornou-se uma das bases das praticas pedagógicas que visam à construção do conhecimento através de objetivos alcançados pelo aluno que passa a ser o protagonista do saber.


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