Portal de Eventos da ULBRA., III MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
Recriando, reciclando
Daiany Lara Lara da Silva

Última alteração: 03-10-2016

Resumo


Introdução: O termo reciclar tornou-se lema de ambientalistas com o intuito de tentar amenizar o evidente processo de degradação ambiental para o qual nosso planeta caminha. Aproveitando a boa causa e unindo o útil ao agradável, muitos artistas, artesãos, estilistas e designers encontraram uma nova e interessante forma de expressão artística. Taxar algo como sendo lixo é completamente fora de questão visto que nos deparamos atualmente com um período de pré-escassez dos recursos naturais. Sendo assim, não se pode descartar esse material e trata-lo tão somente como lixo. O que sobra realmente do uso humano destes recursos é um material rico que pode ser reutilizado de inúmeras formas. Objetos que seriam descartados ganham um novo valor através da arte e da criatividade.

Objetivos: Revitalizar áreas da escola buscando materiais que poderão ser reciclados com um toque de criatividade e bom gosto; Criar um ambiente harmonioso através de um pensamento estético sobre o reaproveitamento de materiais na construção do espaço, reutilizando, restaurando, readequando, reaproveitando e transformando materiais do cotidiano; Confeccionar jogos educativos com materiais reciclados, criando assim a caixa de jogos reciclados que ficará disponível na biblioteca da escola para uso comum; Possibilitar o contato com materiais diferenciados; Buscar a sustentabilidade em nossas ações do dia a dia e o reaproveitamento de modo geral.

Metodologia ou Material e Métodos: Análise de textos sobre reciclagem e formas de reaproveito; Pesquisa e apresentação de trabalho, como a arte pode contribuir para a reutilização de materiais; Estudo estético da área a ser revitalizada na escola, cores e objetos; Pintura de paredes, pallets, caixas, pneus e latas com aprimoramento de técnicas de pintura; Construção de utilitários com materiais de reaproveitamento.

Resultados e Conclusões finais ou parciais: Gradualmente os resultados foram assumindo forma, e tudo ficando mais colorido e harmonioso. Com o aluno se colocando como sujeito criador/transformador de um espaço que agora é tomado como seu, sentindo-se com parte dessa mudança ocorrida na escola. Desenvolvendo um pensamento sustentável em suas ações dentro e fora da escola, notando possibilidades e potencial em materiais que seriam descartados, construindo através dessa autonomia um pensamento estético dentro de uma reflexão ambiental.


Palavras-chave


RECICLAR; ESTÉTICA; REAPROVEITAMENTO; TRANSFORMAÇÃO; CRIATIVIDADE.

Texto completo: PÔSTER