Portal de Eventos da ULBRA., III MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
Será que eu também posso contribuir com meio ambiente?
Sílvia Fabiane Faria Pires, Isabela Rodrigues dos Santos, Isabela Dalfovo Trisch, Arthur Klein Ignácio, Helena Pires Guimarães, Nina Manique França dos Santos, Rodrigo Vieira dos Santos

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


O presente projeto surgiu a partir da necessidade de organizar e aperfeiçoar a utilização dos restos de papel produzidos em sala de aula, principalmente produzido a partir do material de apoio de nosso livro, onde surgiu a dúvida: “Mas será que isto é lixo?” “Será que podemos criar outras coisas a partir destas rebarbas de papel?”. E foi assim que iniciamos os estudos a respeito deste tema. Próximo à semana do Meio Ambiente, iniciamos as pesquisas sobre a quantidade de embalagens que utilizamos diariamente e percebemos também que o nosso lanche estava com a mesma característica. Novamente começaram os questionamentos: “Mas será que isto é lixo?” “Será que não podemos brincar de fazer outras coisas com elas?” E foi assim que o planejamento para a Semana do Meio Ambiente tomou forma e as pesquisas começaram. Quanto de lixo produzimos a cada dia? Guardávamos todas as embalagens e para isto descobrimos que era necessário lavá-las para podermos reutilizá-las. Diariamente fazíamos a análise do lixo produzido no lanche e guardávamos aquilo que poderia ser reutilizado. Com as embalagens que acumulamos nesta semana organizamos brincadeiras onde as caixinhas de suco viraram blocos e podiam construir castelos, casas, garagens e outras coisas. Também realizamos uma classificação entre embalagens: tipos de suco (laranja, uva, manga), achocolatados, pacotinhos de bolo e bolacha, canudinhos (amarelos, vermelhos e brancos). Ao final fizemos um alfabeto de rótulos aproveitando para estudar sobre letra inicial, letra final. Concomitantemente assistimos a vídeos da Turma da Mônica onde o assunto abordado eram os 3 rs – REDUZIR / REUTILIZAR / RECICLAR. Assim, fomos descobrindo que ações práticas do nosso dia-a-dia poderiam estabelecer uma visão mais harmônica entre nós consumidores e o meio ambiente. Também foi proposto um desafio às famílias sobre um lanche sustentável: “trazer alimentos com a menor quantidade de embalagens”. A partir deste desafio construímos um paralelo em relação ao que deixamos de utilizar “embalagens” de uma semana para outra. Continuamos fazendo a coleta dos papéis que sobram em nossa rotina de estudos, realizamos uma pesquisa sobre a origem do papel e a melhor forma de reutilizá-lo.

Podemos observar, neste tempo de desenvolvimento do projeto, uma mudança na rotina dos alunos: o consumo consciente do papel, os lanches passaram a ser preparado pelas famílias de uma forma mais caseira não acumulando tantas embalagens em nosso lixo, o que nos leva a refletir que é possível diminuir inclusive o custo de vida, reduzindo gastos, economizando e reutilizando o que é possível. Além disso, podemos com pequenas ações dentro da escola, favorecer o desenvolvimento sustentável com respeito e amor ao meio ambiente.

Palavras-chave


meio ambiente;lúdico;embalagens;reciclar;reduzir;reutilizar

Texto completo: PÔSTER