Portal de Eventos da ULBRA., III MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
A CIÊNCIA DOS SUPER-HERÓIS E A CULTURA POP.
Guilherme Menezes de Amorim, Cristhian Pinheiro Ponce, Diego Reis do Lago, Guilherme Soares Rodrigues, João Carlos Martini de Vargas

Última alteração: 11-10-2016

Resumo


Continuando o projeto do ano de 2015, sobre a ciência dos super-heróis, falaremos este ano sobre um assunto mais abrangente, a cultura pop que engloba, entre outros, os já citados super-heróis. O foco, neste ano, não será a ciência, mas em as questões relacionadas a cultura pop e arte e a influência da cultura pop (ou cultura nerd) na nossa sociedade contemporânea. Já foi dito no trabalho anterior um pouco sobre o que é ser nerd, além de como isso, unido à questão da ficção guiando a realidade, pode revolucionar a maneira como interagimos uns com os outros.No projeto, serão levantadas questões como “o que é cultura?”, “o que caracteriza um nerd?” e “como o consumismo altera as definições de cultura e de cultura pop?”. Na exposição do trabalho buscaremos apresentar essas questões ao público geral, indagaremos mais do que responderemos às indagações, mas com o objetivo de mostrar como a cultura pop tem transformado a sociedade atual e os modos de ser jovens, criando novas identidades e os levando ao consumo desta cultura. Também serão abordados temas referentes ao cinema, quadrinhos, literatura e arte. No tema da inteligência artificial, por exemplo, assim como em todos os outros tópicos, serão apresentados os pontos positivos e negativos, e a influência disso na sociedade. Tendo como núcleo as histórias em quadrinhos, também realizaremos um infográfico sobre o super-herói que, acreditamos ser perfeito para os dias de hoje, analisando os problemas da população hoje em dia para concluir a tarefa. O objetivo principal desta pesquisa sobre cultura pop é “abrir mentes” quanto ao que acontece ao redor do mundo, trazendo à tona questionamentos que proporcionam evolução intelectual e novos conhecimentos, tendo como base filosófica os movimentos ocorridos em tempos passados, como o Renascimento e o Iluminismo.


Palavras-chave


Consumo; Inteligência Artificial; Cultura Pop, Cultura pós-moderna; Arte.

Texto completo: PÔSTER