Portal de Eventos da ULBRA., III MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

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TÍTULO DO TRABALHO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO PROGRESSIVO DE QUÍMICA: QUALIFICANDO A APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS
Bruno Güntzel Tomaz, Rúbia Raubach Trespach, Everton Bedin

Última alteração: 30-09-2016

Resumo


O ensino de química é fundamentalmente importante para a formação da cidadania. Seu papel é dar ao aluno a capacidade de participar criticamente nas questões sociais. O processo de ensino-aprendizagem para a cidadania precisar ter uma nova maneira de encarar a educação, diferente daquela adotada atualmente e abordada em sala de aula; é necessário investir tempo no preparo de uma nova postura frente aos alunos, visando o desenvolvimento de projetos contextualizados e o comprometimento com essa finalidade da educação. Pensando na garantia da inclusão, no desenvolvimento integral de alunos portadores de necessidades especiais, em particular àqueles com diagnóstico de surdez, e na contribuição que esses alunos podem trazer ao progresso desta ciência, este trabalho tem o objetivo de investigar as tecnologias no ensino de química para pessoas surdas. A pesquisa desenha-se no estudo de ferramentas tecnológicas que auxiliam na educação de química aos alunos surdos, surgindo como fonte de informação complementar para aproximar o conhecimento do aluno. A avaliação dos meios atuais de abordagem e contextualização dos conteúdos de química aos alunos surdos dar-se-á por meio de críticas a essas ferramentas.


Palavras-chave


ensino, qúimica, surdos

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