Portal de Eventos da ULBRA., V MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
PEQUENOS BOTICÁRIOS
Vanessa Aires, Adriana Sarmento

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


Boticários são pessoas que entendem de plantas, cultivam e cuidam delas para fins terapêuticos, dermatológicos, entre outros. Diferentemente dos Farmacêuticos ou Químicos, os Boticários não tem formação acadêmica, pois são pessoas autodidatas e sem o conhecimento científico sobre as plantas. O seu conhecimento vem da prática e passa de geração para geração. Quem nunca foi medicado com o “chazinho” da vovó?

É na educação infantil que despertamos para a consciência ambiental, para  desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe são associados. O contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.

Entender o quanto as plantas são necessárias para nós e principalmente para manter o equilíbrio da nossa saúde, é o principal objetivo deste projeto.

Desenvolver habilidades como: observação, análise, descrição, classificação utilizando diferentes situações de aprendizagem, adaptado a Educação Infantil;

Estimular diferentes formas de observar o mundo;

Conhecer e explorar o ambiente em que vive;

Oportunizar a reflexão e troca de experiências em aula;

Conhecer a reutilização do lixo (reciclagem);

Incentivar momentos de culinária;

Entender a importância das plantas na alimentação e nos fármacos.

Este projeto terá duração de março à outubro, assim serão desenvolvidas atividades paralelas ao conteúdo da Apostila Positivo, dos livros da Escola da Inteligência e demais projetos com temas transversais.

As atividades principais serão desenvolvidas no laboratório nas aulas de Ciências. Segue a listagem de algumas das atividades a serem realizadas:

Partes das plantas; Germinação das sementes (feijão no algodão); Fototropismo; Plantas medicinais (floreira de chás); Cultivo em cascas de ovo (reserva de cálcio para fertilização); O perfume das plantas (olfato); Produção de extrato de plantas aromáticas; Produção de aromatizante de ambientes.

Espera-se com esse projeto um melhor desenvolvimento das Inteligências Espacial, Naturalista, Intra e Interpessoal dos alunos. Que o envolvimento deles ultrapasse os muros da escola, alcançando a comunidade escolar e que as pessoas tenham um olhar diferenciado para o nosso meio ambiente. Pois, com uma natureza saudável, consequentemente, teremos pessoas muito mais saudáveis também.


Palavras-chave


Plantas, Pensamento Cientifico, Natureza.

Texto completo: PÔSTER