Portal de Eventos da ULBRA., V MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
Plantando e Conservando
Vanessa Aires

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


Aires V

O Projeto “Plantando e conservando” foi realizado pelos alunos do Ensino Fundamental II e coordenado pela professora de Ciências Vanessa Aires, na Escola Fundamental Ulbra Paz. Propomos neste trabalho apresentar a ideia de uma prática seguinte visão: “somos todos responsáveis”, através do cultivo de um jardim em conjunto entre os alunos e funcionários da Unidade Escolar referida, e na orientação pedagógica ministrada durante o desenvolvimento do projeto. Este trabalho tem por objetivo central desenvolver no aluno com extensão à nossa comunidade escolar a importância da preservação da natureza, a partir de práticas como o replantio e ornamentação viva da nossa escola. Aprender que, através do cultivo do jardim da escola, pode-se desenvolver no estudante individualmente e também na comunidade escolar, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável.

Precisamos ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim, uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação. Após observar a preocupação mundial com o meio ambiente, verificamos a necessidade de incentivar os nossos alunos a participarem desta atitude de cidadania, em conjunto com professores e com colegas de diferentes segmentos, objetivando a prática e conscientização do ato de preservar. O Projeto caracteriza-se por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montado o jardim é possível imaginar, que cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto. A ideia principal é realizar de forma coletiva e orientada o replantio e a conservação dos canteiros da nossa escola, sendo este sob a responsabilidade de alunos e professores.

Primeiro passo: As turmas dos 6º, 8º e 9º Anos  trarão mudas pré estabelecidas através de uma pesquisa de espécies adequadas para a época do ano e clima. E a turma do 7º Ano será responsável pela taxonomia das espécies através de placas de identificação. Segundo passo: A manutenção do projeto será acompanhada em dias alternados pelos alunos, através de um calendário/tabela, onde serão escalados alunos para a rega e cuidados com ervas daninhas. Terceiro passo: Os alunos devem divulgar as informações adquiridas durante o projeto para a comunidade escolar estimulando-os a preservar os ambientes da escola como um todo.

A avaliação acontecerá com a observação periódica de forma sistemática e contínua, observando o desenvolvimento e a compreensão, através de atividades orais e escritas, como também a atuação do aluno no que se refere a sua participação, atitudes e responsabilidade perante a importância e a necessidade de se preservar o meio ambiente.

 


Palavras-chave


educação ambiental, plantas, pensamento científico

Texto completo: PÔSTER