Portal de Eventos da ULBRA., VIII MOSTRA DAS CIENCIAS E INOVAÇÃO DA ULBRA

Tamanho da fonte: 
Como o cérebro aprende
Braulio Pedroso Fonseca

Última alteração: 25-10-2023

Resumo


O cérebro é um dos órgãos mais importantes para o corpo para o sistema nervoso. Ele está relacionado a inteligência memórias emoções.

Os neurônios não têm nem a capacidade nem a função de aprender, e sim de transmitir os pensamentos. Essas transmissões chamam-se a sinapses, são como os sinais elétricos e químicos que vão percorrendo o cérebro inteiro até chegar na área parietal, onde são processadas as informações sensoriais (como temperatura e toque). Mesmo área parietal sendo muito importante, não é ela que está relacionada ao aprendizado, e sim lóbulo frontal. Além da aprendizado eles também está relacionado com atenção, linguagem, raciocínio, emoções e outras coisas.

É comprovado que o melhor forma de aprender é usando vários hábitos diferentes ao mesmo tempo, isso acontece porque quanto mais formas diferentes decorarmos, mais conexões faremos. Por exemplo, na nossa aula de ciências, o professor fez uma música que na letra tinha as informações da matéria, por isso que na hora da prova, quando lembramos do ritmo lembrava lembrávamos também das da letra, por isso que foi muito mais fácil realizar a prova e a gente conseguiu obter um resultado melhor.

Há muitas coisas que a gente nem sequer pensa que podem afetar nosso aprendizado. Uma dessas coisas é alimentação se nos alimentarmos de forma saudável isso pode aumentar nosso poder cognitiva. Se botarmos uma música calma para estudar além de nos concentrarmos melhor, também na hora da prova, se lembrarmos da do ritmo da música, teoricamente, lembraríamos da matéria também.


Texto completo: PDF