Portal de Eventos da ULBRA., VIII MOSTRA DAS CIENCIAS E INOVAÇÃO DA ULBRA

Tamanho da fonte: 
VIDA DE TARTARUGA
Elisabete Colpes

Última alteração: 07-11-2023

Resumo


Animais sempre encantam as crianças, então nossa turminha de 1° ano, recebeu como mascote uma amiguinha chamada Cloe, uma linda tartaruga que gosta muito de aprender, e com ela chegou à curiosidade sobre a vida de uma tartaruga, como nascem? O que comem? entre outros. Assim, para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos sobre as tartarugas propomos o projeto: Vida de Tartaruga, tendo como objetivos: compreender como é a reprodução das tartarugas, conhecer a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti, perceber o quanto as atitudes do homem influenciam na preservação e na destruição do Meio Ambiente, despertando a consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que vivemos. Após esse levantamento de curiosidades sobre as tartarugas realizamos as seguintes atividades: acessamos o site do projeto Tamar, visualizando vídeos sobre o ciclo de vida, tipos de tartarugas marinhas, ameaça de extinção; Pesquisa sobre algumas curiosidades, apresentação dos cartazes em roda de conversa; Confecção de uma tartaruga com materiais reciclados utilizamos tampinhas de garrafa, papelão, jornal. Foi nossa mascote na gincana estudantil, onde fomos as Tartarugas Ninjas; Criamos maquetes demonstrando o habitat e explicando as diferenças entre tartaruga, cágado e jabuti, e exemplificamos também a poluição e o cuidado que devemos ter em relação a natureza; Vivenciamos a experiência de ver e tocar um cágado, pois a avó de um aluno levou para alegrar nossa tarde. Finalizamos o projeto apresentando para os alunos da escola e para os familiares todas as nossas descobertas sobre as tartarugas na FIC. Assim através das vivências e pesquisas realizadas, foi possível investigar ainda mais a curiosidade dos alunos sobre as tartarugas, despertando o desejo pelo cuidado destes animais. Palavra chave: Tartaruga; Extinção; Meio ambiente; Tamar.1

Texto completo: PDF