Portal de Eventos da ULBRA., VI MOSTRA DAS CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

Tamanho da fonte: 
COMO É FEITO O LÁPIS DE COR?
Murilo da Silva, Gabriel Machado Pinheiro, João Vitor Araujo Barbosa, Lorenzo Santos Schiliing, Fernanda Berwanger

Última alteração: 11-09-2019

Resumo


 

COMO É FEITO O LÁPIS DE COR?

  Murilo da Silva, Gabriel Machado Pinheiro, João Vitor Araujo Barbosa, Lorenzo Santos Schiliing BERWANGER Fernanda
palavras-chave: pinus caribaea, fabricação tinta, cores, Introdução   O projeto “De onde vem o láois de cor?” Foi desenvolvido com o intuito de buscar conhecimentos e descobertas dos alunos do 1º ano que demonstraram curiosos sobre a fabricação do lápis de cor e como acontecia a magia. Através de e pesquisas e atividades práticas, pudemos desenvolver junto às crianças uma aprendizagem de busca de informações que fosse expressiva para elas. O tema em questão nos possibilitou uma integração significativa entre áreas do conhecimento, colocando-nos em contato com diferentes tipos de informações, além da troca e socialização entre as crianças.   Objetivos   Promover situações em que a criança possa apropriar-se da Ciência através do fazer/experimentar/pesquisar/refletir. Implementar um ensino de ciências com uma abordagem investigativa, tanto do ponto de vista metodológico quanto dos elementos pedagógicos fundamentais. Metodologia ou Material e Métodos O desenvolvimento do trabalho deu-se diante da curiosidade em que os alunos tiveram sobre a fabricação do lápis de cor. Iniciamos o projeto assistindo vídeos que mostravam a fabricação do lápis de cor, desde de o início da semente, árvore, madeira, fábrica e o processo da magia da cor. Os alunos foram ao laboratório de Ciências que possibilitou compreender o processo da “massa” que se utiliza para a fabricação das cores nos lápis. Resultados e Conclusões finais ou parciais. As crianças adoraram a possibilidade de conhecer, explorar, investigar e vivenciar novas maneiras de aprender. O assunto foi algo que os instigou a realizar a pesquisa, pois foi um assunto em que toda a turma tinha curiosidade em descobrir, “como se faz o lápis de cor”, e sem dúvidas o trabalho em grupo possibilitou maior integração entre os grupos. A realização do trabalho com crianças motivadas e interessadas pelo tema, possibilitando o contato com diversos materiais e a comprovação de resultados.                  

Texto completo: POSTER