Última alteração: 16-04-2015
Resumo
Fernanda Machado Ribas de Oliveira¹, Luana Gheller¹, Marina Streit¹ e Allana Salinet²
¹ Acadêmica do CST em Estética e Cosmética da Universidade Luterana do Brasil, Campus Carazinho.
² Professora Especialista do CST em Estética e Cosmética da Universidade Luterana do Brasil, Campus Carazinho
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
ULBRA - Campus Carazinho
INTRODUÇÃO
Está se tornando cada vez mais popular a adesão e a procura por terapias alternativas em cabines estéticas, principalmente as terapias bioenergéticas, ou seja, “energia da vida”. A cristalterapia consiste em uma técnica realizada através de cristais para otimizar no tratamento das desarmonias corporais, através da sincronia vibracional energética entre o indivíduo e os cristais.
OBJETIVO
O objetivo do presente estudo foi analisar, através de uma revisão de literatura a importância dos cristais, sendo utilizados com fins terapêuticos e para equilibrar as energias, alcançando a harmonia e a realização interior.
METODOLOGIA
Esta pesquisa foi realizada entre os meses de Setembro e Outubro de 2013. Para tal, os dados foram resgatados por meio eletrônico, na internet através do Google Acadêmico e em livros do acervo da Biblioteca da ULBRA Carazinho, com base nas palavras-chave: Cristalterapia, Cristais, terapias com cristais.
RESULTADOS
Os cristais são seres minerais que conquistaram sua luz própria, são usados basicamente para amplificar e equilibrar as energias da pessoa que os está utilizando, eles são associados à canalização de energias cósmicas, proteção e cura. Acredita-se que os atlantes tenham utilizado os cristais como fonte de energia e como arquivo. Hoje, os cristais continuam sendo utilizados para cura do físico, emocional e mental. Podem ser colocados sobre partes específicas do corpo, principalmente sobre os chakras. Eles atuam através da repetição de ondas do sistema de cristalização, ou seja, as pedras possuem um arranjo molecular específico, que é o sistema ou a maneira pela qual ela se cristalizou. Como em tudo temos energia, os cristais interagem energeticamente fazendo fluir da energia através do seu desempenho original, repetindo-o energeticamente de forma eletromagnética, que se expande por todo o campo áurico e corpo físico, favorecendo a reposição mineral de forma vibracional. No plano físico, existem cristais que ajudam a fortalecer a vitalidade, a força física, a sexualidade, a capacidade de trabalho e de ação, o bem-estar corporal e material, a própria saúde física. No plano emocional, existem cristais que ajudam a abrir o coração para os outros e para a vida, a dar e receber amor e afeto, a realizar os verdadeiros desejos e sonhos. No plano mental, existem os cristais que nos ajudam a abrir a mente para o entendimento das leis que regem o Universo e o nosso verdadeiro papel na vida, a deixar de ser racionais e críticos e a colocar o ego em seu devido lugar, que é de personagem e não de autor dessa vida. A terapia com cristais pode ser utilizada durante a meditação com a ligação dos chakras agindo como potentes canalizadores energéticos, em banhos de banheiras, em joias para ser usadas junto ao corpo ajudando a manter a clareza mental, estabilidade emocional e equilíbrio físico, em bolsas ou no bolsa de calça para servir de proteção, desviando as energias negativas, em ambientes, para transformar energias potencialmente negativas em positivas e harmônicas.
CONCLUSÃO
A partir deste estudo pode-se verificar que os cristais protegem, realizam, neutralizam acalmam e aumentam nossa intuição, a autoconfiança, além de ser decorativas, também se tem referências comprovadas e benéficas que favorecem o fluir de energias mais positivas. Na estética esta terapia vem sendo utilizado como coadjuvante em tratamentos modernos de beleza.
REFERÊNCIAS
1. LISANTY, Angelica. Cristais. Disponivel em: http://www.espacocristalino.com.br/cristais.asp . Acesso em Outubro, 2013.
2. LEÔNCIO, Pedro. Terapia com Cristais. Disponivel em: . http://www.solaristerapias.com.br/terapias/terapia-com-cristais. Acesso em Outubro, 2013
3. HALL, Judy. A Biblia dos Cristais. Vol.2 São Paulo. Editora Pensamento.2009