Portal de Eventos da ULBRA., XIV Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
Acessibilidade no Transporte Público
Fabiola Ruschel, Arieli Schenkel, Henrique Marques dos Santos, Tatiani Dias de Oliveira

Última alteração: 17-10-2016

Resumo


INTRODUÇÃO:

A realização da função social do trânsito passa necessariamente pelo atendimento às demandas dos seus participantes por acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Problemas na infraestrutura e qualidade do transporte comprometem a mobilidade e a capacidade de deslocamento. Acessibilidade constitui a facilidade, em distância, tempo e custo, em alcançar fisicamente os destinos desejados, encerrando a efetividade do sistema de transporte em conectar localidades separadas.

OBJETIVOS:

O presente trabalho teve por objetivo analisar uma das empresas de transporte público da cidade de Passo Fundo, bem como busca uma frota com total acessibilidade para seus clientes.

METODOLOGIA:

Para a execução deste trabalho foi realizada pesquisas bibliográfica durante o mês de junho/2016 consultando-se endereços eletrônicos referenciados abaixo, que trata de uma empresa especifica em transporte público, sua acessibilidade e compromisso com os clientes.

RESULTADOS:

A empresa estudada foi a Coleurb, que disponibiliza desde 2003 transportes adaptados. Possui 40% de sua frota com elevadores e 100% da frota são acessível conforme prevê a legislação, Além de beneficiar hospitais, asilos, APAE e escolas, o transporte adaptado atende casos especiais de usuários que, com prévio agendamento, são transportados desde a porta de suas casas, até o destino. O atendimento apenas nos dias úteis ocorre pela necessidade de manutenção preventiva corretiva que deve ser feita nos veículos, nos finais de semana. O controle de fluxo é feito por controlador eletrônico. Em 2010, o Transporte Adaptado rendeu à Coleurb dois prêmios pela excelência no atendimento aos portadores de necessidades especiais através dos micro-ônibus adaptados: Prêmio ESARH 34 ANOS (Encontro Sul Americano de Recursos Humanos) e Prêmio Fornecedor Consciente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Os clientes demonstram sua satisfação com a possibilidade de locomoção nos meios de transporte adaptados. Sentem-se prestigiados e inclusos no sistema de transporte urbano da cidade. A qualidade de vida dos cadeirantes melhorou significativamente, e a empresa se compromete com seus clientes de forma a incluir todos ao transporte público.

REFERÊNCIAS:

Coleurb. Acessibilidade. Disponível em: <http://www.coleurb.com.br/web/index.php/coleurb-comunidade>. Acesso em: 10 jun. 2016.

ARAUJO, Marley Rosana Melo de et al. Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S0102-71822011000300015>. Acesso em: 10 jun. 2016.