Portal de Eventos da ULBRA., XIV Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
A formação continuada e a prática docente universitária
Fabiola Ruschel, Andréia Teresinha Ruschel

Última alteração: 17-10-2016

Resumo


INTRODUÇÃO:

A educação na contemporaneidade necessita acompanhar o constante progresso da humanidade, para que consiga cumprir seu papel no desenvolvimento contínuo, tanto de pessoas como das sociedades. Torna-se fundamental então, que os docentes, enquanto orientadores e estimuladores da busca pela aprendizagem, também se empenhem em articular de forma permanente a teoria e a prática na sua caminhada pedagógica.

OBJETIVOS:

O presente trabalho teve por objetivo analisar a importância da formação docente continuada para docentes no âmbito universitário.

METODOLOGIA:

Para a execução deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas durante o período de maio e junho/2016 consultando-se referencias teóricas sobre o tema, como livros, sites e legislação.

RESULTADOS:

De acordo com Libâneo (2007), de forma geral, todos os autores consideram a educação como um processo de desenvolvimento, onde o ser humano se desenvolve e se transforma de maneira contínua. Para Delors (2013), as universidades, principalmente em países em desenvolvimento, são a fonte para o desenvolvimento do país, através do desenvolvimento de pesquisas, incentivo à inovação, qualificação e formação de recursos humanos para o mercado de trabalho, que está em constante evolução. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96 prevê em seu Art. 61, que a formação dos profissionais da educação deve atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e deverá ser fundamentada pela associação entre teorias e práticas, inclusive com a capacitação em serviço. Porém, enquanto Perrenoud (2000) destaca a importância de cada um assumir e administrar sua própria formação e esta deve ser de forma contínua, Demo (2006) afirma que a formação deve ser permanente, pois aprende-se a vida toda.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O professor se apropria dos saberes da prática e dos saberes histórico-sociais, alinhando-os na sua prática pedagógica. Entende-se então, a necessidade permanente da formação docente continuada para os professores no ensino superior. O docente deve buscar constantemente sua formação profissional, não somente em sua área específica, mas também na área pedagógica, podendo assim colaborar de maneira efetiva na construção do conhecimento pelos alunos.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2016.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.

DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. Petrópolis/RJ, Vozes, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PERRENOUD, Phelippe. Dez novas competências para ensinar. [trad. Patrícia Chittoni Ramos]. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.