Portal de Eventos da ULBRA., XIV Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
EFICÁCIA DA DRENAGEM LINFÁTICA NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO
Carolina Alice Schneider, Daiane Thiel Hensel, Tamara Fath, Allana Salinet

Última alteração: 21-10-2016

Resumo


A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica complexa, que estimula o sistema linfático, uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo a trabalhar de maneira mais rápida. A cirurgia plástica vem apresentando-se em larga divulgação e importante aprimoramento de suas técnicas demonstrando resultados satisfatórios. A preocupação com os cuidados nos períodos pré e pós-operatório tem sido salientada como um importante fator tanto de prevenção a possíveis complicações como de promoção de um resultado estético mais satisfatório. O objetivo deste estudo foi demonstrar a eficácia do método de drenagem linfática nos processos pré e pós-operatórios, e como tal técnica pode auxiliar na preparação e na recuperação de processos invasivos. Para tal, foi realizada uma pesquisa em meio eletrônico através da busca de artigos, entre os meses de Abril e Maio de 2015, com base nas palavras-chave: Drenagem Linfática Manual, Pré- operatório e Pós- operatório. A drenagem linfática é uma das inúmeras funções fisiológicas, da mesma forma que as outras funções automáticas do organismo. A linfa é reabsorvida por vasos linfáticos, distribuídos em todo o corpo e denominado capilares linfáticos iniciais. Esses desembocam em vasos que transportam a linfa e são denominados pré-coletores, que por sua vez, desembocam nos coletores.  A DLM é uma técnica de massagem com movimentos finos, suaves, monótonos, realizados de forma centrípeta de proximal para distal em todo o corpo. Sua principal função é drenar os líquidos excedentes que banham as células, permitindo a livre evacuação de toxinas metabólicas presentes em várias partes do corpo.A drenagem linfática aplicada no pré-operatório melhora a circulação sanguínea, melhora a penetração de produtos nutritivos para preparo da pele para a cirurgia, produz relaxamento físico aliviando a tensão e a ansiedade, auxilia na prevenção de fibroses, seromas e outras complicações, diminui a espessura do tecido abdominal e aumenta a elasticidade do tecido facilitando a sua retirada durante a cirurgia. As manobras utilizadas no pré-cirúrgico são as mesmas do pós-cirúrgico, sendo que antes do ato cirúrgico não há preocupação com o tecido em cicatrização, e sim com a estimulação das fibras de colágeno e elastina. Em procedimentos pós-operatórios a DLM é essencial, pois atua na reparação do tecido, alivio da dor, alivio de edemas e equimoses, previne formação de aderências, auxilia no fluxo normal da linfa e inibe cicatrizes hipertróficas. A realização da técnica da drenagem linfática manual aliada à cirurgia proporciona melhor resultado final além de uma recuperação mais rápida. A partir da análise dos resultados encontrados neste estudo, se oberva que a drenagem linfática manual é bastante eficaz nos procedimentos de pré e pós-operatório. O método efetuado de forma lenta e cuidadosa garante a obtenção de bons resultados, trazendo benefícios ao paciente, tanto estético quanto pela redução da dor à palpação.

Palavras chaves: Drenagem Linfática Manual, Pré- operatório e Pós- operatório.

 

 

REFERÊNCIAS

 

  1. LEDUC, Albert; LEDUC Olivier. Drenagem linfática: teoria e prática. 3ª ed. Barueri, SP: Manole, 2007.
  2. GARCIA, Nei Maria. Passo a passo da drenagem linfática manual em cirurgia plástica. Brasília: Senac, 2010.
  3. A drenagem linfática é essencial no pós-operatório de algumas cirurgias. Disponível em: < http://www.cirurgiaestetica.com.br/drenagem-linfatica-e-essencial-pos-operatorio-de-algumas-cirurgias-2/ > Acesso em 06 mai. 2015.
  4. Benefícios da drenagem linfática no pré e pós-operatório. Disponível em: <http://www.escolabompastor.com/novidades-e-artigos/beneficios-da-drenagem-linfatica-no-pre-e-pos-operatorios> Acesso em 11 mai. 2015.