Portal de Eventos da ULBRA., XIV Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
Softwares utilizados nas empresas de Carazinho/ RS
Gentil Buratti Neto, Antony Marin, Roberto Pedroso de Souza, Anelise Schell Almeida

Última alteração: 17-10-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: A utilização de softwares pelas empresas pode garantir o sucesso na gestão desta, a partir de suas necessidades, produzindo dados que possam ser analisados para o planejamento e avaliação dos resultados obtidos, como importante ferramenta de gerenciamento. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi o de conhecer quais softwares que as empresas de médio e grande porte no município de Carazinho estão utilizando para tomada de decisões em seus processos de gestão. METODOLOGIA: Esta pesquisa teve abordagem quantitativa e de revisão bibliográfica, sendo questionadas 6 empresas de médio e grande porte no município de Carazinho RS. RESULTADOS: Foi verificado através do levantamento junto ao setor de TI das empresas que o tipo de software mais utilizado para a gestão das empresas é o ERP, onde o mesmo possui vários escopos diferentes, conforme as necessidades de cada empresa. Segundo a pesquisa anual de TI de 2016 da FGV, a empresa que lidera o ranking dos softwares de gestão (ERP) é a TOTVS, possuindo 35% da fatia do mercado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através deste estudo pode-se dizer que há a necessidade da implantação de softwares de gestão adequados com as atividades específicas de cada empresa. Percebe-se no cotidiano profissional a importância das empresas investirem em capacitação de seus funcionários da área da tecnologia para a redução de custos e aprimoramento de seus sistemas, utilizando-se de todas as ferramentas do sistema, o que requer alimentação adequada destes para a geração de informações fidedignas para decisões gerenciais.

REFERÊNCIAS:

27ª Pesquisa Anual do uso de TI, 2016. Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: <http://eaesp.fgvsp.br/sites/eaesp.fgvsp.br/files/pesti2016gvciappt.pdf>. Acesso em: 25 mai 2016.

Sistema ERP: O guia para escolher o software da sua empresa. GUIA DO ERP. 2010. Disponível em: <http://sistemaserp.org/>. Acesso em: 03 mai 2016.