Portal de Eventos da ULBRA., XIV Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
BELEZA DE DENTRO PARA FORA: NUTRICOSMÉTICOS APLICADO À ESTÉTICA CAPILAR
Allana Salinet, Bruna Hendges, Andriza Albrecht, Jéssica Potrich

Última alteração: 21-10-2016

Resumo


Em razão da constante de mulheres e homens em busca por cabelos perfeitos, foram desenvolvidos os chamados nutricosméticos capilares. Os nutricosméticos, chamados de cápsulas de beleza são suplementos nutricionais, que contém vitaminas, minerais, carotenóides, flavonóides, proteínas e várias outras substâncias que combatem as carências nutricionais, a oxidação dos tecidos e estimulam as funções da pele para restaurar a beleza do corpo, rosto e cabelos. Essa pesquisa de revisão de literatura tem como intuito, desvelar a importância dessas cápsulas e seus efeitos na estética capilar. Para essa pesquisa foi realizada busca através de artigos científicos no período de Agosto à Setembro de 2016, com as palavras chave, beleza, nutrição e cabelos. Foi realizada busca de literaturas pesquisadas no acervo bibliográfico da Biblioteca Martinho Lutero da Universidade Luterana do Brasil, campus Carazinho e Google acadêmico. Foram utilizados um artigo, duas revistas, dois livros e o site ABIHPEC. A grande maioria da população não consome a quantidade necessária de nutrientes, sendo assim, a indústria da beleza optou pela criação de nutricosméticos, ou seja, pílulas com substâncias que repõem as deficiências nutricionais, causadoras de rugas, unhas fracas, queda de cabelos, flacidez e outros problemas estéticos. Esses produtos nutrem o organismo e garantem a saúde do corpo e a boa aparência. As pílulas são vendidas em farmácias e não exigem receita médica para adquiri-las, apesar disso, é recomendável que se procure um médico, dermatologista ou nutricionista, para uma avaliação e orientação, ainda possuem contra indicações, como gestantes, lactantes, casos de doenças crônicas, hipertensão, diabetes, devem ser evitados. É indicada a ingestão durante três meses, período que o tratamento leva para assimilar os nutrientes. Os nutricosméticos, atuam no bulbo capilar, estimulando o crescimento e fortificando os fios, evitando assim, quedas e quebras dos fios, além de deixar mais volumosos, macios e com aspecto mais saudável. Nutricosméticos são fármacos, alimentos e cosméticos em um só produto. A ANVISA, diz que, os nutricosméticos são as últimas tendências no mercado da indústria da beleza, com o propósito de melhorar os aspectos estéticos e a saúde, tem por objetivo de prevenir patologias, agindo de dentro para fora sem ser um método invasivo. Desta forma, a partir das pesquisas feitas, entende-se que os nutricosméticos são ótimos aliados para a saúde dos fios que repõem nutrientes os quais por vezes sem tem dificuldade em adquiri-los, contudo não substituem uma boa alimentação, atividade física e cuidados, que devem ser associados para melhores resultados. Ficando a indicação de novas pesquisas sobre o tema para melhor compreensão e teste de eficácia.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Associação Brasileira de indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. 2º caderno de tendências; 2010/2011, nº2. Disponível em: https://www.abihpec.org.br. Acesso em 19 de Agosto de 2016.

BERNARDES, Simone. Nutrição e estética. Editora Velha; 1ª edição. Canoas, 2010.

MIDOU, Silvia; MORIMOTO, Szumi; DIAS, Letícia de Cássia Valin; HIGUSHI, Célio Takashi. Nutricosméticos, legislação nacional.  Publicação científica no centro universitário. SENAC, 2000.

Revista psicologia e saúde: volume 07, nº 1, Campo Grande: junho de 2015.

SCHNEIDER, Aline Petter. Nutrição: Estética. São Paulo: Editora Atheneu, 2009.