Última alteração: 19-10-2018
Resumo
RESUMO
A escabiose é uma patologia altamente contagiosa, popularmente conhecida como sarna,contraída a partir de um parasita encontrado em lugares de higiene precária. Tal trabalho tempor objetivo destacar quais as causas, diagnóstico, transmissão e tratamento dessa patologia.Foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados online e livros. Foram utilizados osseguintes descritores: escabiose, sarna, escabiose crostosa e sarna animal. Trata-se de umadoença de pele contagiosa causada por um parasita, o ácaro Sarcoptes scabiei, que se aloja nohospedeiro e ali se reproduz. Sarcoptes scabiei, variedade hominis, é um ácaro exclusivo dohomem que se alimenta das proteínas da pele. A sarna animal não é a mesma que a humana,pois os ácaros são totalmente diferentes, não podendo ser transmitida a sarna animal parahumanos. Pode afetar indivíduos de qualquer idade e sexo, porém é mais comum sedesenvolver em crianças, bebês e indivíduos com imunodeficiência. Existe também achamada escabiose crostosa, que se diferencia pelo fato de o hospedeiro apresentar umaproliferação em grande quantidade de ácaros pelo corpo. A sarna é altamente contagiosa e suatransmissão faz-se através do contato físico entre pessoas, do contato sexual ou indiretamenteatravés das roupas do leito ou toalhas. Contudo, deve-se evitar o contato direto com pessoasque vivam em locais com poucas condições de higiene, principalmente na escabiose crostosa,pois quanto maior o número de parasitas no hospedeiro maior é a probabilidade detransmissão, também ocorre facilmente em lugares de grande multidão como: exército, larespara idoso, creches e presídios. Os principais sintomas da escabiose são a coceira intensa queaumenta à noite, devido ao aumento da temperatura facilitar a movimentação do parasita nasuperfície cutânea, pequenas bolhas na pele especialmente nas dobras. O tratamento para asarna humana deve ser orientado por um médico, pois pode variar de acordo com a gravidadeda infestação e do tipo de pele de cada pessoa. No entanto, normalmente é feito com remédiose o uso de cremes: Permetrina e Crotamiton e com comprido, Ivermectina. Apenas esse anovários lugares relataram casos de sarna, como por exemplo, o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana/RS que suspendeu suas atividades por 48 horas, após seisfuncionários serem infectados depois de entrarem em contato com um paciente, caso ocorridoem julho de 2018. A Casa de Prisão Provisória de Paraíso no Tocantins teve que serdedetizada após a infecção de 250 detentos apresentarem o parasita, caso ocorrido no dia 25de junho de 2018. É dessa forma que podemos compreender como tal patologia é facilmente
adquirida, uma vez que a falta de higiene é um dos principais fatores, apesar de ser fácil deevitar ainda presenciamos inúmeros casos. Campanhas podem ser uma das melhores formasde informar, ajudar e conscientizar sobre quais os meios de contaminação, prevenção etratamento. Vivemos em um país em que a saúde pública é um assunto bem delicado, talvez essa possa ser uma explicação para tantos casos.
Palavras-chave: Patologia. Higiene. Sarna. Sarcoptes scabiei.
Referências:
CAPRONI, Paulo Henrique; MATHIAS, Francielle. Sarna (escabiose): sintomas,tratamento, remédios e transmissão– 2018. Disponível emhttps://minutosaudavel.com.br/sarna-escabiose-sintomas-tratamento-remedios-e-transmissao/- acesso e 20/08/2018.TAVARES, Mônica; SELORES, Manuela. Artigo Escabiose – recomendações práticaspara diagnóstico e tratamento. 2013. Mônica Tavares graduada e m Pediatria, CH Porto,4099-001, Portugal e Manuela Selores graduada em Dematologia, CH Porto, 4099-001, Portugal;acesso dia 19/09/2018.VIANA, Aleksana. Como identificar e tratar a escabiose – 2018. Disponível em:https://www.tuasaude.com/escabiose - acesso em 19/08/2018.