Portal de Eventos da ULBRA., XVI Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
NR 26 - SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Anderson Kuntzler, Roberta Braga, Bruna Viana, Nair Angelica

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


INTRODUÇÃO:

As normas regulamentadoras do trabalho (NRs), nos fornecem dados sobre procedimentos obrigatórios que estão relacionados a segurança e a medicina do trabalho. Esse trabalho foi realizado na disciplina de segurança do trabalho e doenças ocupacionais.

 

OBJETIVO:

A presente pesquisa tem como objetivo conhecer e   divulgar a NR 26 dando ênfase às suas orientações na prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas. Neste sentido queremos demonstrar medidas de segurança no trabalho, equipamentos de segurança, identificação de tubulações de líquidos e gases advertidos contra riscos, advertir acerca dos riscos existentes.

 

METODOLOGIA:

A presente pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2018, com o objetivo de mostrar que todas as atividades com riscos para os trabalhadores devem ser precedidas de análise e observância obrigatória, sendo que o trabalhador deve ser informado sobre os riscos de não respeitar as normas de segurança, e é de obrigatoriedade das empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, dar as devidas informações aos trabalhadores. Neste sentido o presente trabalho aborda exclusivamente a NR 26 – Sinalização de Segurança.

RESULTADOS:

Para se situar o ser humano sempre precisou de padrões, e isso não é diferente no ambiente de trabalho, que com todas as precauções tomadas e sinalização adequada o trabalhador estará em um espaço seguro. O uso das cores deve ser o mais reduzido possível afim de não ocasionar distração, confusão, e fadiga ao trabalhador. É utilizada o uso das cores pois a mesma é considerada como uma tipologia de fácil leitura e compreensão

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Através da pesquisa teórica sobre o tema abordado podemos entender a importância das Normas reguladoras do trabalho, a responsabilidade das empresas e seus funcionários no cumprimento desta norma durante a realização de suas atividades, evitando quedas, lesões e possíveis afastamentos. Esta norma se respeitada contribui para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVE: Normas regulamentadoras. Gestão de Pessoas. Segurança no trabalho

REFERÊNCIAS:

 

ATLAS. SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. 54. Ed. São Paulo: ATLAS,  2004.