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O MODAL DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Cassandra Haupt, Giovana Lemos Costa, Letícia Rodrigues, Letícia Strauss, Luciane Soares de Medeiros

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


O modal de transporte ferroviário, despontou entre o século XVIII e XIX, durante à Revolução Industrial foi considerado um dos transportes mais inovadores a ser utilizado na época, a partir disso, o crescimento ferroviário se alastrou pelo mundo, sendo que atualmente todos os continentes possuem vias férreas. O estudo caracterizou-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada pelos acadêmicos durante o mês de agosto, na disciplina de Sistemas Logísticos de Transportes. O transporte ferroviário é feito por vagões interligados a uma locomotiva que os carrega sobre trilhos de ferro, ideal para o transporte de minérios e produtos agronômicos ou mesmo de pessoas, utilizando plataformas de embarque e desembarque, as locomotivas eram movidas a vapor, o qual é gerado a partir da queima de carvão. O custo por tonelada transportada é baixo, entretanto, os valores para a conservação e construção de ferrovias são elevados. Vantagens X Desvantagens: O modal ferroviário é diferenciado pela segurança, de baixo impacto ambiental e possuem um custo operacional e de manutenção baixos, em relação à quantidade de carga que eles transportam. Nesse contexto, uma de suas vantagens é o suporte de carga em grande escala, além de percorrer grandes distâncias com baixo consumo de energia. No Brasil a primeira linha ferroviária foi construída por Barão de Mauá e inaugurada em 1854, ligando o Porto de Mauá à cidade carioca de Fragoso. Entre os anos de 1870 e 1920 marcaram o auge desse transporte, coincidindo com o período de auge da produção cafeeira, interessados em obter lucros e um maior acesso aos recursos naturais e agrícolas do Brasil, os ingleses foram os principais contribuidores para a difusão das ferrovias, implantando e organizando conforme o nível de exigência necessário. A partir da década de 1920, o transporte ferroviário no Brasil entrou em grande declínio devido à queda na economia do café, retirada dos investimentos ingleses e a preferência pelo transporte rodoviário, causando a falta de investimento na frota e linhas ferroviárias. Atualmente o Brasil possui aproximadamente 30.000 km de ferrovias, as quais apresentam-se mal distribuídas e mal situadas, o país possui ligações ferroviárias com Argentina, Bolívia e Uruguai e chegou a possuir 34.207 quilômetros, porém, crises econômicas e a ausência de investimentos em modernização fizeram com que parte da rede fosse eliminada. São diversas as possibilidades de ganhos derivados de uma maior utilização do modal ferroviário para o transporte de cargas, sua economia apresenta vantagens para o Brasil, que cada vez mais se consolida como o principal exportador mundial de produtos agrícolas e minerais, gerando economias para os produtores e competitividade no mercado internacional. Referências bibliográficas: Portal mundoeeducacao. Transporte ferroviário. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transporte-ferroviario.htm Acesso em 11 de agosto de 2018. Portal infoescola. Transporte ferroviário. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/transporte-ferroviario/ Acesso em 11 de agosto de 2018. Portal viverdividendo. Mercado ferroviário. Disponível em: http://viverdedividendos.org/entenda-o-mercado-ferroviario-dos-eua Acesso em 11 de agosto de 2018.

Palavras-chave: Ferroviário. Modal. Transporte.