Última alteração: 02-10-2018
Resumo
A Hepatite A é uma doença causada por um vírus, denominado de VHA que afeta o fígado causando uma inflamação, que se manifesta por sintomas entre duas e seis semanas após a exposição ao vírus. Dentre os principais sintomas, estão: febre, fadiga, dores musculares, icterícia, falta de apetite. A forma de contágio é através da Transmissão fecal e/ou oral, relacionada a condições de higiene e falta de saneamento básico. O vírus atinge principalmente crianças entre 2 a 6 anos, mas adultos e adolescentes também pode adquiri-la. A doença nunca evolui para cronicidade, e raramente é fulminante. A vacina contra hepatite A, não faz parte do calendário de vacinação, porém está disponível para alguns pacientes que já possuam algum tipo de indicação médica. Para o diagnóstico é utilizado a sorologia, onde procura-se por dois tipos de anticorpos: IgM (infecção ativa) e IBG (infecção antiga). A presente pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento das alunas do CST em Estética e Cosmética da ULBRA Campus de Carazinho em relação a hepatite A. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo campo, através de um questionário composto por cinco questões o qual foi aplicado em 100 acadêmicas do CST em Estética e Cosmética, de todos os semestres entres, com idade entre 18 e 51 anos. A coleta de dados se deu nos meses Março à Julho de 2016. O tratamento da doença benigna, cura espontaneamente na quase totalidade dos casos e não há tratamento específico para a hepatite A. Indica-se apenas repouso, boa alimentação e hidratação. Deve-se, obviamente, evitar bebidas alcoólicas e drogas que possam causar lesão hepática, como o paracetamol .Como resultado temos os seguintes dados: Quando questionadas sobre a causa da Hepatite A tivemos 65% de acertos 66% de erros . A segunda pergunta foi acerca do modo de transmissão da Hepatite A, as respostas foram 30% de acertos e 70% de erros. Após questionamentos sobre os principais sintomas da patologia e tivemos 45% de acertos,46% de erros e 5% em branco. Ainda indagamos se o ministério da saúde disponibiliza a vacina pelo SUS e as respostas foram de 51% de acertos,45% erros e 4% em branco. Por fim, questionamos se a Hepatite A tem cura e tivemos 18% de acertos ,78% de erros e 4% branco .Conclui-se a partir dessa pesquisa, que ainda existe uma grande falta de conhecimento acerca do vírus da Hepatite A, no meio acadêmico em curso relacionado à saúde. Sendo assim, acredita- se que entre a população em geral esse desconhecimento é ainda maior, uma vez que há pouca divulgação sobre os sintomas e formas de contágio da doença. Além disso, notou-se uma confusão com as outras hepatites. Dessa maneira, propõe-se através desta que haja uma intensificação da divulgação desta e de outras doenças, que são desconhecidas pela população em geral, através de cartilha ou material informativo, de modo a gerar mais conhecimento acerca do assunto.
Palavras-chave: Hepatite A. Conhecimento. Estética.
REFERÊNCIAS
1. BRASILEIRO FILHO, Geraldo. BOGLIOLO PATOLOGIA. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006
FERREIRA, Cristina Targa; SILVEIRA, Themis Reverbel da. HEPATITES VIRAIS: ASPECTOS DA EPIDEMIOLOGIA E DA PREVENÇÃO. Revista Brasileira Epidemiol. Vol.7 no.4 São Paulo Dec. 2004. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000400010 >. Acesso em 10/06/2016.
2. HENRY, John Bernard. DIAGNÓSTICOS CLÍNICOS E TRATAMENTOS POR MÉTODOS LABORATORIAIS. 21.ed. São Paulo: Manole, 2013.
3. KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K.; FAUSTO, Nelson. PATOLOGIA: BASES PATOLÓGICAS DAS DOENÇAS. 8.ed. Elsevier: Rio de Janeiro, 2005.
4. MACEDO, Ticiana Fernandes de Sousa; SILVA, Nayandra Souza e; NAKAOKA; Vanessa Yuri Nakaoka Elias da Silva; KASHIWABARA, Tatiliana Geralda Bacelar. HEPATITES VIRAIS — UMA REVISÃO DE LITERATURA. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research — BISCR. Vol. 5, n.1. ,pp. 55-58 (Dez 2013-Fev 2014). Disponível em: <http://www.mastereditora.com.br/periodico/20140429 213345.pdf>. Acesso em 09/06/2016.