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O MODAL DE TRANSPORTE DUTOVIÁRI
Eliziane Vitali, PAULO HENRIQUE SEBASTIANI, Rodrigo Della Senta, Nelson Lauter da Costa, Luciane Soares de Medeiros

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


RESUMO

Palavras-chave: Dutoviário. Modal. Transporte.

Introdução: Conhecido como um meio de transporte econômico, o dutoviário utiliza sistemas de dutos preparados para transporte de grandes volumes formando uma via composta onde se movimentam mercadorias de um ponto a outro. Este meio além de ágil possui baixa flexibilidade, segurança e capacidade de fluxo. Metodologia: Pesquisa bibliográfica realizada pelos acadêmicos durante o mês de agosto na disciplina de Sistemas Logísticos de Transportes. Resultados e discussão: Dentre muitas vantagens da utilização do modal dutoviário, é importante destacar algumas: não há necessidade de utilizar embalagens, uma vez que a dutovia é a própria unidade de carregamento; é um modal de transporte que utiliza pouca mão-de-obra; de uma forma geral, a segurança nas dutovias é superior aos outros modais de transporte, sendo assim indicada para o transporte de produtos perigosos; é independente de condições climáticas para a sua utilização; e tem um baixo custo de operação. Como principais desvantagens, é possível destacar: a necessidade de um alto investimento para a sua construção; é um modal inflexível quanto às rotas de distribuição, pois uma vez que os dutos são construídos, a sua alteração é praticamente inviável; não é um modal de transporte indicado para produtos que estejam sujeitos à mudanças de padrão de carregamento; seu uso só pode ser estendidos a certos grupos de mercadorias dentro do mesmo duto. O transporte dutoviário no Brasil surgiu na década de 50, sendo de utilização muito baixa quando comparado aos outros modais de transporte. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) no país, cerca de 60% dos transportes é realizado por rodovias, 20% por ferrovias, 13% por hidrovias e 4% por dutovias. Merecem destaque o Oleoduto São Sebastião/Paulínia (226km) e de Angra dos Reis/Caxias (125km); o minero duto Paragominas/Barcarena, Pará (250km); e o Gasoduto Brasil-Bolívia, com 3150 km de extensão (sendo 2593 km em território brasileiro), considerado o maior da América latina e um dos maiores do mundo. A maioria dos produtos transportados pelos dutos são realizados pela empresa de petróleo brasileira, a Petrobras. No mundo, as dutovias são um dos mais importantes meios de transporte, sendo muito empregado nos Estados Unidos e na Europa. Considerações finais: O transporte dutoviário é uma tendência mundial, no Brasil a malha dutoviária é de apenas de 21 mil km, nos outros países onde o transporte dutoviário é utilizado largamente os custos com a logística são mais baixos, tornando a cadeia produtiva mais competitiva. Deve-se levar em consideração depois de implementar os dutos, a

manutenção e monitoramento das linhas para a segurança e prevenção de acidentes ambientais. Um dos benefícios muito é que as dutovias eliminam o fluxo rodoviário de transporte, poluem pouco e podem chegar aos lugares onde ainda o acesso de transporte rodoviário não pode. Referências: https://www.logisticaavancada.com/modal-dutoviario/; https://qualidadeonline.wordpress.com/2012/08/14/por-que-no-brasil-o-transporte-dutoviario-e-tao-pequeno/