Portal de Eventos da ULBRA., XVI Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
MICROAGULHAMENTO NO USO DA ALOPECIA
taina tibres de campos, Larissa Sabadin, Andréia da Luz Pereira, Allana Salinet

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


A técnica de microagulhamento trata-se de tratamento inovador em que são usadas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico, dispostas em um rolo, aplicado sobre o tecido cutâneo, provocando pequenas punturas, que entre diversos mecanismos aumentam a absorção de ativos específicos na pele. O combate a calvície com microagulhamento está sendo associado ao uso de ativos cosméticos que inibem a perda de fios e estimulam o crescimento do cabelo, atuando na produção folicular, ou substancias que irão fortalecer o couro cabeludo. O objetivo do trabalho foi elucidar maior conhecimento, em relação ao mecanismo de microagulhamento quando aplicado em indivíduos com alopecia. Para tal, foi realizado levantamento literário durante o mês de março e junho de 2017, de modo que foram utilizados dois artigos científicos em meio eletrônico e um livro, resgatado no acervo da biblioteca da ULBRA do Campus Carazinho. A técnica de microagulhamento consiste em produzir micro canais na pele com o objetivo de estimular os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno para restaurar a pele que foi danificada.

O microagulhamento é considerado uma técnica minimamente invasiva, as agulhas penetram na derme repetidamente e atravessam a epiderme, sem removê-la, assim a epiderme é apenas perfurada, recuperando-se rapidamente, o que estimula o início da cascata de eventos celulares, resultando em neocolagênese e neoangiogênese (CACHAFEIRO, 2015)

Desta forma concluiu-se que entre os mais novos métodos de tratamento para alopécia está o Microagulhamento, este recurso causa estimulação capilar que gera  múltiplas micropunturas com o dermaroller na região, o que facilita a absorção dos ativos cosméticos. Os resultados são percebidos após dois a três meses, uma vez que é um processo lento. Espera-se melhora de 70% a 80% após duas a quatro sessões. É recomendável intervalo de seis a oito semanas entre elas, quando se observam os resultados.

 

Palavras-chave: Microagulhamento, Alopecia Tratamento, Calvície, Couro cabeludo.

REFERÊNCIAS

 

1.CACHAFEIRO, Thais Hofmann. Comparação entre laser erbium fracionado não ablativo 1340nm e microagulhamento para tratamento de cicatrizes atróficas de acne: ensaio clínico randomizado. UFRGS, 103 f – Porto Alegre, RS, 2015.

2.LIMA, Eva; Lima, Takano D. MICROAGULHAMENTO: ESTUDO EXPERIMENTAL E CLASSIFICAÇÃO DA INJÚRIA PROVOCADA; SURG COSMET DERMATOL, 2013.


3.MICROAGULHAMENTO; Camila Martins - jan 19, 2015  - Corporal, Estética, Facial. <https://www.mundoestetica.com.br/esteticageral/microagulhamento/> . Acesso em: 18 de abril de 2017.



4.MICROAGULHAMENTO - Tratamento com microagulhamento para calvície e queda de cabelo está sendo usado cada vez mais . Site: <http://www.cabeloecalvicie.com/microagulhamento/> . Acesso em: 24 de abril de 2017.