Última alteração: 23-10-2019
Resumo
Resumo
Palavras Chave: Assistência de enfermagem; Atuação da equipe; Infarto agudo do miocárdio;
Introdução: As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. O Infarto Agudo do Miocárdio é uma doença cardiovascular que é definido como uma lesão isquêmica no músculo cardíaco, ou miocárdio, tendo como principal causa a aterosclerose coronariana. A equipe de enfermagem é na maioria das vezes os primeiros profissionais que irão recepcionar esse paciente em unidade hospitalar, para isso é necessário prestar uma assistência qualificada, sabendo identificar sinais e sintomas dessa patologia, para oferecer um atendimento rápido e uma conduta eficaz, evitando maiores danos ao músculo cardíaco desse paciente.
Objetivo: Identificar como deve ser a assistência de enfermagem frente ao paciente com Infarto agudo do miocárdio em unidade hospitalar.
Metodologia: Trata-se de revisão de literatura. Para realização do presente trabalho utilizou-se três artigos sendo selecionado o período de tempo de 2011-2018. Utilizaram-se os seguintes descritores: Assistência de enfermagem, Atuação da equipe e Infarto agudo do miocárdio.
Resultados: O infarto agudo do miocárdio é uma doença que afeta milhares de pessoas no mundo, muitas vezes o alto índice de mortalidade se dá devido à falta de informações e conhecimentos sobre essa patologia, até mesmo pela demora em procurar socorro por pensar que é apenas um incomodo que logo irá passar, negligenciando O cuidado para si. O IAM é a morte do tecido cardíaco necessitando de atendimento imediato, uma dor com sensação de morte iminente, que irradia para o ombro ou braço esquerdo, pescoço ou mandíbula, podendo apresentar sudorese, náuseas ou dispneia e desconforto no estomago. O paciente comparecendo na unidade apresentando os sinais e sintomas de dor ou desconforto intenso retroesternal (atrás do osso externo) que é muitas vezes referida como aperto, opressão, peso ou queimação, podendo irradiar-se para pescoço, mandíbula, membros superiores e dorso, frequentemente esses sintomas são acompanhados por náuseas, vômito, sudorese, palidez e sensação de morte iminente ou até mesmo aqueles paciente que estão internados que de alguma forma relatar esses sintomas necessitam de intervenção o mais breve possível, ressalta- SE ainda que alteração no eletrocardiograma e em exames como a taxa de enzimas cardíacas ajuda a fechar o diagnóstico de IAM. (Silva et al 2017). O sistema de dados mantido pelo Ministério da saúde, informa que: Morrem anualmente no Brasil cerca de 66.000 pessoas vítimas de ataque cardíaco, relata ainda que o tempo ideal para atendimento a vítima de IAM é aproximadamente de 90 minutos para não ficar sequelas agravantes ou irreversíveis. (DATASUS, 2014). O profissional de enfermagem diante de situações de emergência deve constituir uma conduta que envolva habilidades COMO, comunicação entre as equipes, tomada de decisões, conhecimento teórico e prático, bem como manter um relacionamento interpessoal tornando o atendimento de qualidade e intercedendo EM qualquer agravo para minimizar os danos. (TEIXEIRA et al., 2015,). A capacitação profissional, a dedicação e o conhecimento teórico e prático, fazem a diferença no momento do atendimento ao paciente, quando a equipe é treinada, capacitada e motivada, a enfermagem é capaz de prestar uma assistência adequada, com qualidade, rapidez e agilidade ao paciente.
Conclusão: Conclui-se que a assistência de enfermagem frente ao paciente com infarto agudo do miocárdio se torna eminente ao recepcionar esses pacientes em unidade hospitalar ou em situações que indica um infarto, por ser na maioria das vezes os primeiros profissionais à prestarem o atendimento, com isso o conhecimento, agilidade e atitude perante essa patologia é primordial, para reduzir maiores danos evitando sequelas, proporcionando uma recuperação precocemente ao paciente vítima de infarto. Requer também atitudes que promovam o acolhimento humanizado, assistindo o paciente como um todo, tomando como base o conhecimento cientifico.
Referências
TEIXEIRA, A. F. J. et al. Atuação da equipe de enfermagem no atendimento de emergência ao paciente com infarto agudo do miocárdio/o, 2017.
Linha Guia de Infarto – Sesa www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/LinhaGuiaInfartoMiocardio_2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Linha do Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio na Rede de Atenção às Urgências. Brasília, Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: Acesso em: 5 maio 2016.
SILVA, F. et al., Percepção do enfermeiro sobre o atendimento ao paciente com suspeita de infarto agudo do miocárdio. 2017. 13 f. – Acadêmicos do curso de enfermagem da universidade de São Francisco, Universidade São Francisco, São Francisco, 2017.