Portal de Eventos da ULBRA., XVII Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
ESTUDO PATOLÓGICO DE UMA EDIFICAÇÃO QUE SOFREU SOBRECARGA DE PESO
Ana Carolina Estery, Andressa Azevedo Rocha, Aron Marchiori Soares, Arthur de Carli

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


Estruturas de concreto armado são cuidadosamente calculadas para receber esforços e estes são classificados em: cargas permanentes e cargas acidentais. É importante saber que toda vez que são feitas intervenções na edificação, como novas paredes, novo contra piso e piso, as cargas permanentes são alteradas, e isso pode trazer um excesso de peso para laje que ela não foi dimensionada para suportar. Da mesma forma, com as cargas acidentais. Um exemplo disso são prédios que são usados para depósito de materiais, mas foram dimensionados para serem residências.

O objetivo do presente trabalho visa analisar os efeitos de sobre carga em uma edificação, construída na cidade de Carazinho-RS, na década de 1980.

A metodologia utilizada para analisar edificação se deu através da observação dos sinais que a estrutura demonstra em seu interior.

Observa-se a edificação sofreu um excesso de sobre peso em sua estrutura devido a mesma ser utilizada como deposito de aveia.

Os sinais mais evidentes estão na parte interna da edificação onde observou-se sinais de flambagem nos pilares e deterioração do concreto.

O presente trabalho apresentou patologias identificadas no pavilhão, realizamos um levantamento das principais manifestações patológicas que agem prejudicando estruturas, bem como apontou os sintomas, origens, causas e danos que as mesmas poderão sofrer no futuro.

Professor Orientador: Arthur de Carli