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IMPLEMENTAÇÃO DOS 5S’ EM UMA UNIDADE DE SAÚDE
voce simone zanovello, voce ricardo britto, voce tamires Andrade, voce rennã dallpuppo, voce rosane pilger

Última alteração: 16-10-2019

Resumo


metodologia 5S’ tem sido desenvolvida de forma eficaz e participativa nas empresas através de fundamentos de fácil compreensão e capacidade de apresentar resultados expressivos. Conforme Alves (2012) o 5S’ objetiva deixar o ambiente em melhores condições de trabalho e por consequência criando um ambiente de qualidade. O conceito de 5S’ possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Em decorrência disso considera-se a importância de estudar mais sobre a ferramenta dos 5S’ para ampliar nosso conhecimento e nos tornar profissionais mais organizados. Aplicando o 5S’ em uma Unidade Básica de Saúde.O presente trabalho foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde do interior do estado do Rio Grande do Sul na cidade de Carazinho através de visita as instalações, no período da tarde dos dias 15, 16 e 17 de Maio de2018 ,onde foram escolhidas 3 salas e aplicado a ferramenta, foram elas; sala de triagem, sala de procedimentos e sala de medicação. No 1º senso de utilização foi retirado das 3 salas materiais e equipamentos os quais só estavam ocupando espaço, pois não eram utilizados, excesso de materiais, papeis e medicamentos que estavam misturados. No 2º senso de arrumação foi organizado e identificado todos os equipamentos e materiais que ali estavam e que eram úteis. facilitando aos funcionários e estagiários a localização facil dos materiais agilizando muito o atendimento aos pacientes. No 3º foi elaborada a limpeza do local, ação fundamental para oferecer um ambiente adequado para o trabalho e condição essencial por se tratar de uma área de saúde. O 4º foi efetuado higiene e esterilização nos equipamentos de uso dos pacientes permitindo assim que os mesmos ficassem de forma adequada e segura para os procedimentos. O 5º e último foi o senso de disciplina, onde foi repassada aos funcionários a responsabilidade de manter o ambiente de trabalho limpo e organizado e deixando o mais agradável e que estas ações devem se estender para a condição do próprio funcionário. Após a realização da atividade pode-se perceber o quanto é efetivo e importante trabalhar em um local organizado, limpo e harmonioso. Deixar os materiais organizados não é apenas uma questão de estética e sim de agilidade, pois poder saber onde estão os materiais facilita o atendimento.  O 5S’ tem sido utilizado cada vez mais em todo mundo, é uma ferramenta simples, baixo custo e apresenta resultados em curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor ou local de trabalho. A maior vantagem que o 5S’ proporciona é a mudança de comportamento das pessoas e do ambiente da empresa. Economia, organização, limpeza, higiene e disciplina tornam-se palavras comuns e praticadas por todos. Estes fatores são fundamentais para elevar e garantir a produtividade. Além disso, implantar o 5S’ é uma boa maneira de melhorar o seu Gerenciamento da Rotina e ter resultados cada vez melhores.

 

Palavra chave: Organização, Limpeza, Higiene e disciplina

 

Referências:

 

ALVES, Vera Lucia de Souza. Gestão da Qualidade: Ferramenta utilizada no contexto contemporâneo da saúde. 2ed. São Paulo: Martinari, 2012