Portal de Eventos da ULBRA., XVII Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA
GLAUCIA ADORNO MONTEIRO, Fernanda Oliveira, Fabiola Ruschel

Última alteração: 15-10-2019

Resumo


INTRODUÇÃO

 

Realizar planejamentos e investir em variadas formas de benefícios, são ações necessárias para garantir que bons profissionais permaneçam dentro da organização. Com o atual cenário financeiro, novas ofertas de trabalho chegam de forma rápida e eficaz na mão dos funcionários mais eficientes. Assim os gestores buscam novas estratégias para manter a fidelidade dos colaboradores.

OBJETIVO

O objetivo deste presente projeto é analisar as  diferentes formas de remuneração que as empresas buscam para manter seus funcionários satisfeitos, com o intuito de ganhar em troca comprometimento e produtos produzidos com alta qualidade.

 

METODOLOGIA

Quanto à abordagem classifica-se como qualitativa. Os objetivos são classificados como pesquisa exploratória, baseando-se em pesquisas online em sites e livros para análise das exigências de colaboradoras das empresas brasileiras que estão presentes em nossa sociedade. O trabalho foi realizado na disciplina de “Programa de Remuneração e Benefícios”, no mês de setembro de 2019.

 

RESULTADOS PARCIAIS E/OU FINAIS

Segundo dados publicados no site Mundo RH, as organizações buscam investirem em métodos de aprendizagem para o desenvolvimento da empresa visando o crescimento pessoal e profissional de seus funcionário por meio de treinamentos, remunerações adequadas, benéficos que resultem na boa qualidade  de vida de seus funcionários valorizando-os seus serviços prestados. Para Chiavenato (2009) as organizações precisam manter seus colaboradores estimulados na empresa, oferecendo um clima organizacional motivacional e agradável, que resulte no crescimento e desenvolvimento tanto da organização como dos colaboradores. A crise afeta o comportamento das pessoas, mas também gera oportunidades de maneira que transforma a escassez em resultados positivos, e suprindo as necessidades do mercado, evoluindo tecnicamente, eliminando superficialidades, desenvolvendo percepções novas, trazendo mudanças para dentro da organização. Usufruindo de ferramentas estratégicas para crescer economicamente sem interferências da crise, tornando dados negativos em positivos.

CONSIDERAÇÕES PARCIAIS E/OU FINAIS

 

Ao analisar os dados apresentados podemos observar a grande importância que os funcionários tem dentro de uma organização, e como as politicas de remuneração e benefícios são capazes de ajudar a manter um clima organizacional motivador, capaz de gerar crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores. Visando a flexibilidade, agilidade e qualidade dos serviços ou produtos prestados. Portanto, é de extrema importância empresas de diversificados portes invistam em seus funcionários, para que possam acompanhar o rápido desenvolvimento do mercado financeiro.

 

REFERÊNCIAS

CARLOS, Francisco. RH e as novas estratégias de remuneração em templos de crise. Mundo RH, 2016. Disponível em: http://www.mundorh.com.br/rh-e-as-estrategias-de-remuneracao-em-tempos-de-cirse/ Acesso em: 30 set. 2019.

CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho. Série de Recursos Humanos, 2015. Disponível em:  < http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788520445815/pages/107>    Acesso em : 30 set. 2019.