Última alteração: 27-10-2019
Resumo
Resumo
As debêntures são meios de investimento, na qual não é muito conhecida em nossa região, por ser prerrogativa das sociedades anônimas de capital aberto. As empresas lançam no mercado pequenas parcelas delas, chamadas assim de debênture, podendo assim algum investidor comprá-las. No referido trabalho demonstrou-se o que é a debênture e como investir na mesma, a pesquisa foi embasada por meio de sites. Ela é uma forma de diversificação para investidores, também, vantagem para empresa que oferta, pois é uma forma de captação de valores com juros mais favoráveis que ofertados em banco ou factory. Assim, pode-se concluir que existem diversificações de investimentos no mercado e a debênture é uma forma viável, no entanto deve-se conhecer o mercado onde se vai trabalhar.
Palavras-chave: Economia, Rendimento, Investidores, Renda fixa.
INTRODUÇÃO
As debêntures costumam ser indicadas para a diversificação dos investimentos. Elas são ativos de renda fixa. Ou seja, trata-se de um investimento com rendimento previsível. Nos últimos anos, elas têm se tornado mais popular, pois costumam oferecer rendimentos atrativos e acessibilidade.
Com os juros baixos da economia, os investidores, principalmente os que ainda estão na poupança, buscam investimentos mais rentáveis. Então, as debêntures podem ser uma alternativa. Ao mesmo tempo, é necessário conhecê-las a fundos antes de investir, pois o risco é proporcional ao rendimento. Além deste fator, você precisa avaliar outros pontos, como o aporte inicial e o tipo de investidor. Caso contrário, é possível acarretar perdas. O tema proposto tem por objetivo entender sobre as debêntures, como começar a investir e fazer o seu dinheiro render um pouco mais.
METODOLOGIA
A pesquisa, baseada no estudo das debêntures, possui apoio de leituras de artigos e livros dos autor Ricardo Negrão (2010) (2015) e site BLOG.RICO (2019), aonde ocorreram no período de 05 de agosto à 02 de setembro no de 2019.
RESULTADOS E DISCUÇÕES
O Que São Debêntures?
Segundo BlogRico (2019) “As debêntures são títulos de dívidas. Basicamente, você empresta o seu dinheiro para uma empresa. Em troca, recebe um rendimento anual acertado no momento da compra, por exemplo, 6,0% + IPCA.”
Estes ativos pertencem à renda fixa. Portanto, a taxa de rentabilidade deve se manter até a data do vencimento. No regaste das debêntures, você receberá o capital que emprestou à empresa já corrigido e os rendimentos anteriormente acertados.(BLOGRICO,2019)
Segundo Negrão ( 2010, p.56) “ A constituição da sociedade anônima se dá por subseção privada (também chamada simultânea) e publica ( denominada sucessiva).
Como Funciona Uma Debênture: Segundo BlogRico (2019) “Quando uma empresa precisa de recursos para aumentar capital, custear projetos ou pagar dívidas, algumas formas de se fazer isso são: geração de fluxo de caixa positivo, emissão de ações, emissão de debêntures, entre outros.” O surgimento das debêntures remonta o período da revolução industrial no Reino Unido, onde as novas indústrias precisavam de investimentos para financiar sua expansão. No Brasil, estes ativos ainda são relativamente novos para os investidores, pois era necessá/rio ter altos montantes para começar. Atualmente, as debêntures estão mais acessíveis e podem ser consideradas como importantes instrumentos para o desenvolvimento das companhias brasileiras. Então, o principal objetivo destes ativos é a captação de recursos para as empresas. De outro lado, o recebimento de rendimentos por parte do investidor.(BLOGRICO,2019)Qual a diferença entre debêntures e ações?
Apesar de que ambos ativos sejam emitidos pelas empresas, há várias diferenças entre as debêntures e as ações. Para começar, as debêntures são investimentos de renda fixa. Já as ações são da renda variável. O objetivo de ambas é a captação de recursos para as empresas. Porém, as ações consistem em parte do capital social delas. Assim, ao adquirir estes papéis você pode se tornar sócio do negócio e tem direito no recebimento de proventos. Nas debêntures, você apenas empresta o seu dinheiro em troca de uma taxa de rendimento. Além disso, elas tendem a ser mais estáveis do que as ações. As bolas de valores mantêm um local para negociação de valores mobiliários, em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado pelos próprios corretores e pela autoridade monetárias, sendo exatamente esses seus dois principais objetivos: a) manter local para a realização da vê venda e compra de títulos e valores mobiliários, destinado a seus membros; b) fiscalizar o comprimento das disposições legais e regulamentares de deus membros – corretoras – e das sociedades de títulos. (Negrão, 2015, p.448) Tipos de Debêntures Hoje no Brasil:Mesmo que as debêntures sejam investimentos de renda fixa, elas possuem categorias. Antes de investir, é fundamental conhecê-las para fazer a escolha apropriada segundo os seus objetivos como investidor.
Em geral, há dois tipos: as simples e as conversíveis.
Debêntures SimplesElas conhecidas como "Não-Conversíveis em Ações", são títulos que não dão direito à conversão em ações da companhia emissora.
Debêntures ConversíveisSão títulos com possibilidade de conversão em ações da companhia emissora.
Debêntures IncentivadasElas são isentas de Imposto de Renda e IOF. Essa é uma grande vantagem para o investidor que deseja aplicar pagando menos taxas. Isso acontece, pois estas debêntures são emitidas por empresas que possuem projetos de infraestrutura, como aeroportos e estradas. Assim, o governo concede isenção de impostos para as companhias, que, posteriormente, a repassa aos investidores.
Debêntures Comuns Segundo BlogRico (2019) “As debêntures comuns possuem incidência de imposto de renda regressivo. Ou seja, quanto maior o tempo da aplicação, menos imposto é cobrado - o mesmo para a maioria de investimentos de renda fixa.” É importante ressaltar que o desconto do IR é apenas sobre a rentabilidade acumulada no período e não sobre todo o valor aplicado. A incidência do imposto acontece conforme a tabela abaixo:Tempo de aplicação
Tributação
Até 6 meses
22,5%
De 6 a 12 meses
20%
De 12 a 24 meses
17,5%
Mais de 24 meses
15%
Ao entender a diferença entre debêntures incentivadas e comuns, é normal pensar que a incentivada será sempre a melhor por não haver IR.Essa lógica não funciona quando estamos falando de investimentos. Isso porque vai depender da taxa atrelada às debêntures. Por isso, é importante analisar antes de investir. (BLOGRICO,2019) Qual a Rentabilidade das Debêntures em 2019?Segundo BlogRico (2019) “Há 3 tipos de debêntures de acordo com o rendimento e possibilidade de investir em custo de IR. A queda das taxas de juros dos últimos anos tornou os rendimentos da renda fixa menos atrativos.’’
Esta tendência trouxe destaque aos investimentos que, inicialmente, estavam fora do radar dos investidores, como as debêntures.
Para 2019, as previsões do mercado indicam que os juros devem continuar no mesmo patamar. Além disso, a mudança na política de atuação do BNDES e o cenário interno tornam o mercado de capitais mais competitivo.
Segundo o último levantamento da B3, até o dia 5 de janeiro, a emissão de novas debêntures estava em R$ 5 bilhões.Então, este pode ser um bom momento para começar a investir nestes ativos, principalmente nos incentivados.Por serem provenientes do crédito privado, há possibilidade de encontrá-los com taxas de rentabilidade mais atrativas quando comparados a outras aplicações, como Tesouro Direto e LCA. Mas, antes de tomar qualquer decisão, você precisa avaliar o tipo de rendimento que as debêntures podem oferecer. Basicamente, há três: prefixado, pós-fixado e híbrido..(BLOGRICO,2019)Pós-fixado
Segundo BlogRico (2019) “O rendimento está atrelado a algum indicador do mercado, como a taxa Selic e o CDI. Neste caso, os retornos são conhecidos apenas no resgate da aplicação, pois estes índices variam com o tempo. Mesmo para as debêntures pós-fixadas, você como cliente.”
PrefixadoSegundo BlogRico (2019) “As debêntures prefixadas possuem taxa de rentabilidade fixa e conhecida no momento da compra, por exemplo, 9,0% ao ano. Então, ao investir nestes ativos, você já sabe quanto o seu dinheiro vai render até a data do vencimento.”
HíbridoSegundo BlogRico (2019) “Uma modalidade muito comum quando se trata de debêntures. A rentabilidade une a taxa fixa a um indicador, como o IGP-M e o IPCA. Este tipo de rendimento costuma ser atrativo por conta da possibilidade de ganho real, por conta da taxa fixa sobre o índice, por exemplo, 8,0% + IPCA.”
Note que no exemplo acima, a rentabilidade ficou em 8% acima da inflação do período. Assim como para qualquer ativo, você, como investidor, deve analisar a consistência dele no tempo.
Nas debêntures, este fator deve ser ainda melhor verificado, pois ele demonstra o comprometimento da empresa em relação ao repasse dos rendimentos. De acordo com o levantamento realizado pela B3, em 2018, houve a emissão de R$ 147 bilhões de debêntures, que representa um novo recorde para o país. A taxa de rentabilidade dessa aplicação depende de fatores, como emissor, prazo de aplicação e risco envolvido. (BLOGRICO,2019)
O que você Precisa saber Antes de Decidir se Deve Investir em Debêntures?A nota de rating e a liquidez são aspectos fundamentais
PrazoEsse investimento está disponível para prazos acima de 2 anos. E é recomendado manter a aplicação até o final.
Liquidez das debênturesA liquidação das debêntures depende do emissor. No geral, elas possuem D+2, ou seja, são dois dias úteis para que o dinheiro resgatado esteja disponível na sua conta. Então, antes de escolher o ativo, você deve ficar atento a este prazo.
RentabilidadeÉ possível encontrar debêntures que paguem acima do CDI. Mas, é preciso estar atento aos riscos envolvidos.
Nota de ratingA nota de rating representa a classificação de risco do emissor. Ela mostra a tendência que a companhia em honra com os pagamentos dos rendimentos e à falência. Portanto, o ideal é priorizar as debêntures que possuem rating próximo de A+.
Informações sobre as debênturesAntes de investir, você deve checar todos as informações pertinentes às debêntures desejadas. Além de nossa plataforma, há o Anbima Data. Este é um banco de informações sobre as debêntures, como taxa de rentabilidade, vencimento e emissão.
Considerações Finais
Pode-se concluir que a aquisição de debêntures oportuniza a ser um excelente investimento. Tendo em vista o estudo de mercado e o estudo da empresa em questão de que irá adquirir tal debêntures, não é aconselhável a aquisição da mesma quando empresas sedem no mercado debêntures a fim de quitar dívidas ou seja, não é aconselhável comprar debêntures de empresas que irão utilizar seu dinheiro para o pagamento de contas. A viabilidade para o investidor é ampla, podendo a empresa sedente da debênture pagar até mais de três vezes de um juro de poupança, tendo em vista o estudo da empresa e o motivo que a mesma irá usar o financiamento que você disponibilizará para eles, feito isso fará essa aplicação a um prazo extenso, podendo chegar a até 10 anos, de certa forma e dependendo da empresa é um investimento ótimo a ser feito já que o juro da poupança é baixo aproximadamente 0,5%, e as debêntures estão chegando no Brasil, basta escolher o modelo que irá investir e fazer a aplicação, depois de algum tempo, retirar seu dinheiro com os juros corrigidos, como já dito as debêntures são de plena confiança e garantidas, desde que estude o mercado e a empresa em questão para que futuramente não tome nenhuma surpresa que possa a vir a acontecer.
Referências
DEBÊNTURES: Saiba o que São, Tipos e Como Investir - Guia (2019). BlogRico, 2019.Disponível em: < https://blog.rico.com.vc/tudo-sobre-debentures > Acesso em: 02 de setembro de 2019.
NEGRÃO, Ricardo. Direito empresarial: estudo unificado. 2. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2010.NEGRÃO, Ricardo. Manual de direito comercial e de empresa, volume 1: teoria geral da empresa e direito societário. 12.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.