Última alteração: 27-10-2019
Resumo
Gabriéli dos Santos da Luz [1]
Kelin Regina Menegazzo [2]
Kimberli Sauthier de Almeida [3]
Thalia Kochenborger [4]
Prof. Luciane Soares de Medeiros [5]
Resumo
No âmbito empresarial, muito se fala sobre ética, identificado como um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, grupo social ou de uma sociedade, neste texto abordaremos a questão ética nas negociações e empresarial. Tratando – se de negócios a ética é o comportamento da empresa entendida como burocrática quando age em conformidade com os princípios morais, para o bom andamento das questões éticas dentro de uma determinada empresa, se faz necessário ter uma liderança fundamentada em tais preceitos éticos, não abrindo mão dos mesmos, por mais que isso lhe custe uma diminuição da lucratividade da empresa em questão. Palavras-chave: NEGOCIAÇÃO.LIDERANÇA. MORAL.REGRAS
De acordo com Alencastro apud Moreira (2016, p. 65) ética empresarial é o "comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade". A empresa ética é aquela que cumpre com seus compromissos e age de forma honesta com todos os que mantém relacionamentos com ela, sendo eles reflexos das expectativas éticas da sociedade como um todo. A fim de manter uma conduta ética impecável, a empresa precisa fazer desta uma questão mais concreta e passível de discussão a ser implementada diariamente. O termo não se globaliza pelo mundo, cada cultura tem uma forma de trabalhar a ética, porém todos à definem como, o que é certo ou errado, onde há uma concordância, dependendo do que se está nas negociações, conforme os interesses envolvidos sofre variações, o jogo do poder nas organizações, quem desenvolve melhor os processos decisórios , quando se encaminha eticamente pode haver riscos, causando conflitos pois o que é certo para alguns pode ser errado para outros, o líder e sua cultura empresarial conduzirá a empresa. Sobre o delineamento do estudo, foi uma pesquisa bibliográfica realizada durante o mês de setembro, utilizou-se um livro e um artigo. Quando se fala da ética, percebe-se que está ligada à normas e responsabilidades, deve-se agir conforme a norma dita, mas não podemos esquecer o livre arbítrio, ou seja, somos capazes de obedecer e desobedecer a estas tais regras. Não se pode agir somente com responsabilidade pois, vem a ser algo muito mecânico, determinado a modo de sempre estar correto. Normalmente, o mundo de uma organização é permeado por conflitos, por choques entre interesses individuais e, muitas vezes, entre esses e os da própria organização, de modo que a ética servirá para regular essas relações, colocando limites e parâmetros a serem seguidos. Dado ao exposto, as questões éticas em uma empresa variam muito, pois o que é certo para algumas é errado para outras, e que tudo depende das regras impostas e fundamentadas em cada uma pelas suas lideranças. No entanto a ética está intrinsicamente ligada ao bom andamento da empresa e suas relações, podendo ser responsável pelo sucesso ou fracasso das atividades empresariais e de negociações.
Referências bibliográficas:
ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade coorporativa. Curitiba. Ibpex, 2010
LIMP,Cristiane. Ética na negociação. Prezi. 2014.Disponível em: <https://prezi.com/clrz6jb75wra/etica-na-negociacao/> Acesso em: 22 de set. 2019.
[1] Discente do curso CST em Gestão de Recursos Humanos Gabrieli dos Santos da Luz
[2] Discente do curso CST em Administração Kelin Regina Menegazzo
[3] Discente do curso CST em Gestão de Recursos Humanos Kimberli Sauthier de Almeida
[4] Discente do curso CST em Administração Thalia Kochenborger
[5] Docente dos cursos de Gestão, ULBRA Campus Carazinho, luciane.medeiros@ulbra.br