Última alteração: 09-10-2019
Resumo
TEORIA DAS FILAS APLICADA A UM ESTUDO DE CASO
¹Acadêmico Emanuel Andrioli da ULBRA Carazinho, e.andrioli@hotmail.com ²Acadêmico Fernando V Bastos da ULBRA Carazinho,fernandovargasbastos@hotmail.com ³Acadêmico Henrique Tariga Muller da ulbra Carazinho,henriquemillertariga22@hotmail.com
Acadêmico Lucas Quadros da Silva da Ulbra carazinho, lqsilva02@gmail.com
³Orientador(ar) Berenice de Oliveira Bona ULBRA Carazinho, berebona@gmail.com
INTRODUÇÃO
A Teoria das filas é uma ferramenta da Pesquisa Operacional que através suas técnicas matemáticas podem gerar grandes resultados na análise e planejamento de serviços dentro das organizações. O mercado exige cada vez mais produtos com qualidade, fabricados no mínimo de tempo e com menos custo possível, mas para isso é necessário um sistema de planejamento. Segundo Vollman, et. al. (2006). As exigências competitivas aumentaram e a pressão por estoques cada vez menores, respostas mais rápidas e custos de transformação mais baixos e é contínua. Existe a necessidade de produção de bens e serviços com alta qualidade e de forma otimizada e com menor custo.
A teoria das filas foi elaborada em 1909 pelo engenheiro matemático e estatístico Agner Krarkup Erlang, com objetivo de criar modelos matemáticos , capaz de gerar prognóstico sobre o comportamento dos sistemas que geram atendimento as demandas de modo contínuo e aleatório.(Prado; Darci,2009).
Objetivos:
Estudar um método de aplicação da Teoria das Filas aplicado ao transporte de areia RESULTADOS PARCIAIS E/OU FINAIS
Com a realização deste trabalho foi possível medir a capacidade operacional do sistema de filas que caracteriza a unidade objeto de estudo. O sistema analisado é sobre transporte de areia Referências:
Fluxograma
VOLLMANN, T.; BERRY, W.; WHYBARK, D.; JACOBS, F. Sistemas de planejamento & controle da produção para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.
PRADO, D. S. . Teoria das Filas e da Simulação. 4. ed. Nova Lima (MG): INDG - Tecnologia e Serviços Ltda, 2009. v. 1. 127p .