Portal de Eventos da ULBRA., XVII Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÕES MULTIDISCIPLINARES PARA MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
Ariânie Schneider, Caroline Andrade, Juliana Dias, Leandra Tesser da Costa

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


Ariânie Elise Schneider. [1]

Caroline Andrade. ¹

Dandriaila Siqueira. ¹

Leandra Tesser da Costa. [2]

Resumo: Tendo em vista que o envelhecimento é uma realidade evidente e que leva a limitações dos idosos, muitos destes são ordenados a viverem em instituições de longa permanência, onde encontram-se em situação de precariedade no cuidado e na qualidade de vida. Foram aplicadas intervenções multidisciplinares para a melhora da qualidade de vida de idosos moradores de uma instituição de longa permanência. Onde foi possível ouvi-los, participar de sua rotina, observar e intervir para que realizassem algo que há tempo não realizavam, visando melhora em sua saúde mental e física. O local onde foi realizado o trabalho foi o Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Carazinho – RS, foi solicitada a autorização do responsável pela instituição para iniciar as atividades que foram divididas em questionário, oficina de jardinagem, dia da beleza e feira de saúde. Com duração em torno de 1 hora cada, nas manhãs de sexta-feira do mês de maio/2019. Contamos com a participação de acadêmicas voluntárias do Curso de Estética e Cosmética e do Curso de Enfermagem da ULBRA. Após a realização das atividades percebeu-se uma melhora na autoestima dos idosos, de modo que estes se sentiram mais felizes e realizados pessoalmente. Conforme entrevista realizada com os idosos da instituição obteve-se os seguintes dados mostrados nas tabelas a seguir:

Gráfico 1 – Relação de sexo masculino e feminino.

 

Gráfico 2 – Faixa etária dos entrevistados.

 

Gráfico 3 – Estado civil.

 

Gráfico 4 – Relação de institucionalizados referente às visitas familiares.

A atividade realizada na Instituição teve como intenção melhorar a qualidade de vida dos idosos, possibilitando-os momentos de lazer. Foram encontradas algumas dificuldades no início do projeto, onde os participantes se sentiram desmotivados nas primeiras atividades propostas. De modo geral, as atividades foram bem aceitas pela comunidade da instituição e, após o termino das mesmas, foi repassado aos gestores da instituição, de modo a dar continuidade no projeto.

Descritores: Autoestima. Envelhecimento. Asilo.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, António José Pereira dos Santos; RODRIGUES, Vitor Manuel Costa Pereira. A qualidade de vida dos idosos que vivem em lares para idosos. Rev. Latino-Am. Enfermagem , Ribeirão Preto, v. 16, n. 6, p. 1025-1031, dezembro de 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692008000600014&lng=en&nrm=iso>. acesso em 25 de abril de 2019.


[1] Acadêmica do Curso de Enfermagem, ULBRA Carazinho.

[2] Enfermeira Orientadora Docente do Curso de Enfermagem, ULBRA Carazinho. leandracosta2002@yahoo.com.br