Portal de Eventos da ULBRA., XVII Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (Carazinho)

Tamanho da fonte: 
EQUIPE DE ENFERMAGEM ENVOLVIDA NO PROCESSO DO CUIDAR ATRAVÉS DOS CUIDADOS COM LESÃO POR PRESSÃO
Jennyfer Luzia Muller, Fernanda Rauber, Jankielly Bairros, Thais Kuhn Queiroz, Leandra Sodréia Tesser Costa

Última alteração: 14-10-2019

Resumo


Jennyfer Luzia Muller1

Fernanda Rauber 1

Jankielly de Bairros1

Thais Kuhn Queiroz1

Leandra Sodréia Tesser da Costa2

PALAVRAS CHAVE: Prevenção. Tratamento. Pacientes restritos ao leito.

INTRODUÇÃO: O presente trabalho visa subsidiar profissionais da área de enfermagem para prevenção e o tratamento de lesões por pressão, buscando aplicar a educação continuada e humanizada aos profissionais de enfermagem. OBJETIVO: Promover a prevenção e o tratamento de lesões por pressão em pacientes restritos ao leito na unidade hospitalar através de sensibilização e treinamento para a equipe de enfermagem sobre o tema proposto. METODOLOGIA: A atividade aconteceu, no Hospital de Caridade de Carazinho no posto 4 (setor SUS), na cidade de Carazinho – RS, no dia 28 de maio de 2019. Foi entrado em contato com a instituição para liberação da proposta de realização da atividade, sendo a mesma autorizada pela gerente assistencial. Participaram da atividade a enfermeira assistencial, enfermeira responsável pelo setor e funcionários do mesmo do turno da manhã e da tarde. RESULTADO: Através da vivência acadêmica foi observado a necessidade de realizar orientações e treinamento com os profissionais de enfermagem em relação ao paciente acamado que possui propensão a desenvolver lesão por pressão ou que já desenvolveu a lesão, e em cima das observações foi construído o projeto. Em um primeiro momento foi realizada uma entrevista com a equipe de enfermagem, com as seguintes perguntas: “Como é realizada a prevenção de lesão por pressão em pacientes restritos ao leito? “” Nos pacientes já acometidos pela lesão por pressão como é realizado o cuidado/tratamento da lesão?”” Você conhece a escala de Braden? Se sim, fale um pouco sobre ela identificando suas dificuldades.” Nesse primeiro momento ninguém da equipe conhecia a escala de Braden. Após foi reservado a sala de treinamento disponibilizada pelo hospital, convocado os funcionários, organizado o material, realizado o treinamento sobre prevenção e tratamento/cuidados a pacientes restritos ao leito, explicando as várias formas que a equipe de enfermagem possui para prevenir, tratar e cuidar de pacientes propensos ao desenvolvimento de lesão por pressão e aplicado a “dinâmica do pirulito”. A dinâmica possui o objetivo de desenvolver o espírito de equipe, mostrar a importância de um ajudar o outro seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia Posterior ao treinamento houve novamente uma entrevista com as mesmas perguntas, abordando o tema para identificar a eficácia do treinamento realizado e a maioria da equipe soube responder todas as perguntas, especialmente sobre a escala de Braden. CONCLUSÃO: Conclui-se que o treinamento foi de suma importância, pois a prevenção de lesão por pressão exige maior atenção e cuidado dos profissionais de enfermagem, além de poder conversar e entender as dificuldades e facilidades que a equipe possui a respeito do tema, fazendo uma análise do seu dia-dia de trabalho.

 

 

 

Referências:

 

Associação brasileira de estomaterapia. Classificação das lesões por pressão – Consenso NPUAP 2016 – adaptada culturalmente para o Brasil. São Paulo: SOBEST, 2016.

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Protocolo de Lesão por Pressão, 2017.

LAMÃO, L, C.; Quintão, V, N.; Nunes, C,R. Cuidados de Enfermagem na Prevenção de Lesão por Pressão. Revista cientifica Multiplos Acessos, Vol 1 nº09. 2016.