Tamanho da fonte:
EQUIPE DE ENFERMAGEM ENVOLVIDA NO PROCESSO DO CUIDAR ATRAVÉS DOS CUIDADOS COM LESÃO POR PRESSÃO
Última alteração: 14-10-2019
Resumo
Jennyfer Luzia Muller1
Fernanda Rauber 1
Jankielly de Bairros1
Thais Kuhn Queiroz1
Leandra Sodréia Tesser da Costa2
PALAVRAS CHAVE: Prevenção. Tratamento. Pacientes restritos ao leito.
INTRODUÇÃO: O presente trabalho visa subsidiar profissionais da área de enfermagem para prevenção e o tratamento de lesões por pressão, buscando aplicar a educação continuada e humanizada aos profissionais de enfermagem. OBJETIVO: Promover a prevenção e o tratamento de lesões por pressão em pacientes restritos ao leito na unidade hospitalar através de sensibilização e treinamento para a equipe de enfermagem sobre o tema proposto. METODOLOGIA: A atividade aconteceu, no Hospital de Caridade de Carazinho no posto 4 (setor SUS), na cidade de Carazinho – RS, no dia 28 de maio de 2019. Foi entrado em contato com a instituição para liberação da proposta de realização da atividade, sendo a mesma autorizada pela gerente assistencial. Participaram da atividade a enfermeira assistencial, enfermeira responsável pelo setor e funcionários do mesmo do turno da manhã e da tarde. RESULTADO: Através da vivência acadêmica foi observado a necessidade de realizar orientações e treinamento com os profissionais de enfermagem em relação ao paciente acamado que possui propensão a desenvolver lesão por pressão ou que já desenvolveu a lesão, e em cima das observações foi construído o projeto. Em um primeiro momento foi realizada uma entrevista com a equipe de enfermagem, com as seguintes perguntas: “Como é realizada a prevenção de lesão por pressão em pacientes restritos ao leito? “” Nos pacientes já acometidos pela lesão por pressão como é realizado o cuidado/tratamento da lesão?”” Você conhece a escala de Braden? Se sim, fale um pouco sobre ela identificando suas dificuldades.” Nesse primeiro momento ninguém da equipe conhecia a escala de Braden. Após foi reservado a sala de treinamento disponibilizada pelo hospital, convocado os funcionários, organizado o material, realizado o treinamento sobre prevenção e tratamento/cuidados a pacientes restritos ao leito, explicando as várias formas que a equipe de enfermagem possui para prevenir, tratar e cuidar de pacientes propensos ao desenvolvimento de lesão por pressão e aplicado a “dinâmica do pirulito”. A dinâmica possui o objetivo de desenvolver o espírito de equipe, mostrar a importância de um ajudar o outro seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia Posterior ao treinamento houve novamente uma entrevista com as mesmas perguntas, abordando o tema para identificar a eficácia do treinamento realizado e a maioria da equipe soube responder todas as perguntas, especialmente sobre a escala de Braden. CONCLUSÃO: Conclui-se que o treinamento foi de suma importância, pois a prevenção de lesão por pressão exige maior atenção e cuidado dos profissionais de enfermagem, além de poder conversar e entender as dificuldades e facilidades que a equipe possui a respeito do tema, fazendo uma análise do seu dia-dia de trabalho.
Referências:
Associação brasileira de estomaterapia. Classificação das lesões por pressão – Consenso NPUAP 2016 – adaptada culturalmente para o Brasil. São Paulo: SOBEST, 2016.
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Protocolo de Lesão por Pressão, 2017.
LAMÃO, L, C.; Quintão, V, N.; Nunes, C,R. Cuidados de Enfermagem na Prevenção de Lesão por Pressão. Revista cientifica Multiplos Acessos, Vol 1 nº09. 2016.