Portal de Eventos da ULBRA., XX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
O CENÁRIO DA SOCIEDADE 5.0: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO 4.0
Isadora Luiz Lemes, Renato P. dos Santos

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Atualmente, vivemos em um mundo permeado por tecnologias digitais que vêm alterando muito o modo como vivemos, desde como exercemos nossas atividades laborais até o modo como aprendemos. No ano de 2016, o Governo Japonês apresentou uma iniciativa que trazia um plano do que deveria acontecer que o país deveria caminhar, até o ano de 2021, em direção a uma sociedade super tecnológica buscando equilibrar os avanços econômicos com a resolução de problemas sociais. A sociedade 5.0, prevê um modelo de sociedade em que as tecnologias sejam reposicionadas em benefício dos humanos, sendo vistas como nossas aliadas e não inimigas, trazendo como premissas a promoção de qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade (GUIMARÃES et al, 2019; CEDILLO et al, 2019; COSTA, 2020). Em nível de Brasil, pode-se mencionar a IV Conferência Estadual de Ciência,Tecnologia e Inovação, que traz a discussão de como Ciência, Tecnologia e Inovação podem auxiliar na superação de desafios vivenciados pelo estado da Bahia. Pensando nisto, é fundamental que se leve em conta a importância das habilidades socioemocionais e como estas farão diferença para os indivíduos que atuarão neste contexto e estas devem ser desenvolvidas, sobretudo, na Educação 4.0, que já vêm sendo discutida na literatura.

Texto completo: POSTER