Portal de Eventos da ULBRA., XX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
NA BIBLIOTECA, OU NÃO, LER É UMA DIVERSÃO
LUCIANA PEIXOTO CORDEIRO, JANE BEATRIZ SILVA VIEGAS

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Este trabalho traz minha experiência como futura pedagoga em meu último estágio, o de Gestão Escolar. Participei junto à escola com um projeto de reestruturação da biblioteca, criando uma Tenda de Leitura para uso dos alunos durante o recreio e confeccionando Sacolas de Leitura para as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais.  Como não houve a possibilidade de realizar o projeto diretamente na escola, devido à pandemia, tornou-se necessário fazê-lo de forma remota, demonstrando as atividades através de desenho, maquete e trabalhos manuais. A educação vem passando por transformações e, como futuros educadores, é necessário procurar recursos diferenciados, seja para dentro da sala de aula ou para outro espaço escolar. A criação da Tenda da Leitura na área coberta da escola e a fabricação das Sacolas Literárias, foram confeccionados através do desenho, da escrita, de material reaproveitado e da maquete. O desenho revela, o que foi possível sobre a estruturação da biblioteca e a maquete física serve como estratégia para auxiliar a compreensão espacial da Tenda da Leitura. Já as Sacolas Literárias foram produzidas e doadas à escola. Foi, também, construído um Guia da Biblioteca com detalhes de como efetuar melhor a estruturação da mesma, com regras para auxiliar aos professores na utilização do acervo e na manutenção do espaço dedicado à biblioteca. Mesmo diante de um projeto realizado totalmente diferente, em função da pandemia COVID -19, tudo foi pensado para que, futuramente, possa ser realizado na escola.

Palavras-chave

Biblioteca Escolar. Leitura. Projeto. Estágio Remoto.


Texto completo: POSTER