Portal de Eventos da ULBRA., XX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INTERDISCIPLINARIDADE VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LUCIANA PEIXOTO CORDEIRO, MARLENE TEREZINHA FERNANDES, LAURACI DONDE DA SILVA, ROZIMERI PEREIRA RANZOLIN

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Este trabalho relata o projeto desenvolvido por um grupo de professores e alunos da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra sobre uma prática vivenciada de forma interdisciplinar. Objetivou-se demonstrar que a interdisciplinaridade avança da teoria para a prática educativa, articulando os diferentes campos de saberes. O embrião dessa experiência foi a vivência interdisciplinar desenvolvida na Unidade de São Jerônimo/RS, no segundo semestre de 2015, com o projeto interdisciplinar Inclusão: uma Vivência Solidária.  A partir de uma reunião entre os professores, houve a decisão de integrar suas turmas para a realização de atividades de estudo de caso, aprofundamento das leituras teóricas e ações extensionistas. No final do semestre, foi organizado um Seminário Integrador, no qual foram apresentados, por meio de banners, os resultados das pesquisas e dos projetos elaborados pelos GTs, bem como os benefícios para a comunidade. Em 2016, no primeiro semestre, o projeto foi novamente desenvolvido na unidade, com a participação dos cursos de Pedagogia e Engenharia da Produção, com os mesmos professores e alunos das disciplinas por eles ministradas naquele semestre. Nesse mesmo semestre, foi desenvolvida a primeira experiência interdisciplinar na Ulbra Canoas, com os cursos de Pedagogia e Educação Física, nas disciplinas de Arte e Educação e Ludicidade e Psicomotricidade, respectivamente. À semelhança da unidade de São Jerônimo, o tema inclusão foi selecionado para o desenvolvimento do projeto, com envolvimento dos alunos mediante planejamento coletivo, execução e apresentação dos resultados em seminário no final do semestre. No segundo semestre do mesmo ano houve a adesão de uma equipe maior de professores e de alunos matriculados, totalizando oito disciplinas. A experiência foi desenvolvida em quatro etapas, sendo a primeira com um grupo de quatro professores, com disciplinas específicas do curso de Pedagogia. Os professores e suas turmas criaram uma problematização que teve por enfoque inclusão, diversidade e sustentabilidade. No segundo momento, essa problematização foi apresentada no Seminário I para todos os graduandos das disciplinas. Num terceiro momento, foram desenvolvidas atividades integrativas entre as disciplinas, tendo como objetivo a elaboração de um projeto de intervenção, onde deveriam criar uma forma educativa de ressignificar a problematização encaminhada. No quarto momento, ao final do semestre, foi realizado o Seminário II, com o objetivo de socializar, por meio de banners, as produções desenvolvidas pelos alunos, os recursos criados para as vivências e os resultados obtidos. Percebeu-se que o desenvolvimento deste projeto foi importante para os licenciandos, uma vez que, por meio da vivência interdisciplinar, desconstruíram e construíram conceitos referentes a essa temática e tiveram a compreensão de que a ação coletiva e integrada resulta em uma reflexão profunda e inovadora sobre o conhecimento. Deseja-se, com esta experiência, que os acadêmicos, como futuros professores, apliquem em seus espaços educativos ações que vislumbrem a interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Vivências interdisciplinares. Prática inovadora. Construção coletiva. Prática educativa.


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