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COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL COMO MEIO DE PROMOVER A SAÚDE NAS ORGANIZAÇÕES
Juliana Negrini Alcântara, Letícia Thomasi Jahnke Botton, Dóris Cristina Gedrat

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Muito se fala sobre comunicação e a importância da mesma, para Takahashi e Pereira (1991) “A comunicação completa e eficaz, entendida como o fornecimento ou troca de informações, ideias e sentimentos, através da palavra escrita ou oral, ou de sinais, é vital para o ajuste das pessoas dentro de uma organização”.  Aos líderes cabe fazer esta comunicação fluir a todos os seus liderados da melhor maneira, e independentemente da conceituação estabelecida, são vários os autores que compreendem a liderança como fator atenuante da criação de elos interpessoais, intra e intergrupais, favoráveis a performance organizacional, (SILVA, 2019)

Buss (2010) diz que “os cuidados integrais com a saúde implicam ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e fatores de risco e, depois de instalada a doença, o tratamento adequado dos doentes.”, coloca ainda que a promoção da saúde “é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam de forma particular em cada sociedade”. Sendo empresa vista como um sistema aberto que influencia e é influenciada pelo o ambiente externo, os indivíduos que ali trabalham serão reflexo da situação a que são expostos. Para que todos trabalhem para a obtenção dos objetivos empresariais, é necessário que a comunicação flua em todos os níveis hierárquicos, entretanto isso nem sempre ocorre de maneira agradável, podendo gerar frustração, insatisfação e até o adoecimento da equipe quando o líder se comunica de modo agressivo ou invasivo. Sendo assim, é necessário questionar-se, como a comunicação promove ou não a saúde na empresa?

Este trabalho tem como objetivos

•Avaliar como ocorre o processo da comunicação nas organizações •Observar como os colaboradores percebem o modelo de comunicação da liderança e entre os pares •Identificar os principais fatores comunicacionais que contribuem para a promoção da saúde dentro da empresa a partir dos perfis dos líderes •Contrastar o perfil de liderança do líder com a percepção que o seu liderado tem sobre a promoção da saúde
Para avançar no estudo desta realidade, optou-se por um estudo de caso. Neste âmbito, pretende-se realizar um estudo de caso único e instrumental, pois pretende-se que a análise permita a compreensão de um assunto geral. Este pode ser descrito como uma pesquisa empírica que investiga um fenómeno contemporâneo no contexto da vida real e que pode ser adequada a entidades como grupos sociais, comunidades, instituições ou organizações. A coleta de dados se dará por meio de entrevistas semi estruturada e também por meio de questionário com questões abertas.

 

A partir dos dados levantados, espera-se identificar os perfis dos líderes e seus métodos de comunicação, para então contrastar com a percepção que os liderados possuem sobre a promoção à saúde. Desta forma será possível avaliar se o processo de comunicação na empresa está contribuindo ou não para promover a saúde de seus colaboradores.

Com esta pesquisa espera-se identificar as formas de comunicação dentro da empresa estudada, bem como os impactos que a forma de se comunicar causa na equipe de liderados, observando se tais situações favorecem a promoção da saúde ou se prováveis adoecimentos da equipe, bem como um clima organizacional desfavorável.

 

 

 


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