Portal de Eventos da ULBRA., XX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTETERAPIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E SOCIOAFETIVO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
Caroline Santos, Fátima Oliveira

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Nesta pesquisa apresentamos a arteterapia como proposta de tratamento para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, seus benefícios e de qual maneira pode colaborar no seu desenvolvimento. Sabemos que através das expressões artísticas conseguimos trazer à luz da consciência conteúdos que estavam no inconsciente, assim a arte ajuda o indivíduo a encontrar um bem-estar consigo e com o mundo, e a resolver questões internas que o aflingem ao longo da vida. Segundo Reis (2014), a atividade artística ajuda o sujeito a lidar com as suas questões de forma criativa, reconfigurando novos sentidos. A arte seria um caminho para a transformação subjetiva. Sendo então a arteterapia um instrumento capaz de promover saúde mental e conectar o mundo interno pessoal com o mundo externo, acreditamos tratar-se de uma técnica com excelente potencial para auxiliar no tratamento de um paciente com TEA. Este estudo tem como tema as contribuições da arteterapia no desenvolvimento psicomotor e socioafetivo das crianças com Transtornos do Espectro Autista. Esta pesquisa tem a finalidade de estudar os benefícios e a eficácia que a arteterapia tem no tratamento do TEA, se ela contribui no desenvolvimento psicomotor e socioafetivo de crianças portadoras desse transtorno e também investigar em quais locais essas crianças são socialmente aceitas.

Texto completo: POSTER