Portal de Eventos da ULBRA., XX FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Clarissa de Assis Olgin, Carolina Dias

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Entende-se que o Currículo de Matemática, do Ensino Fundamental, precisa abordar temáticas relevantes para a vida em sociedade, a formação do estudante e o desenvolvimento dos conteúdos, pois de acordo com a Base Nacional Comum Curricular é preciso que as escolas trabalhem com temas relevantes a formação dos estudantes, como a Educação Financeira (BRASIL, 2018, 2019). Este trabalho tem por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo o tema Educação Financeira e os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, desenvolvida em quatro momentos. O primeiro foi pesquisar o tema Educação Financeira na Literatura. Após, selecionou-se atividades didáticas presentes nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Em seguida, foram construídas atividades didáticas que relacionem o tema Educação Financeira aos conteúdos matemáticos, utilizando diferentes recursos. Por fim, analisaram-se as atividades didáticas construídas. Como resultado da pesquisa teve-se a elaboração de atividades didáticas envolvendo os assuntos Orçamento Familiar, Consumo e Poupança interligado aos conteúdos matemáticos de estatística, porcentagem, regra de três e juros. Entende-se que as atividades didáticas desenvolvidas utilizam diferentes recursos didáticos (software Excel e o website Toondoo) que buscam potencializar o processo de aprendizagem. Além de abordar assuntos importantes para a formação dos estudantes e o desenvolvimento de capacidades relacionadas a análise crítica e reflexiva, por meio dos conteúdos matemáticos.


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