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PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM RELAÇÃO À BNCC
Gilsimar Francisco de Souza, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 15-11-2021

Resumo


Foi aprovada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) no âmbito do Conselho Nacional de Educação (CNE) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que serve de modelo para a reestruturação curricular do ensino básico das redes estaduais e municipais de educação. Para implementar as ideias trazidas pela base curricular é necessário entender qual a compreensão que os professores possuem do texto e também se conseguem aplicar o que é exigido na prática docente. Dessa forma surge a pergunta: qual é a visão dos professores de matemática sobre sua capacitação e conhecimento exigidos para aplicação efetiva da BNCC em sala de aula, levando em consideração todos os requisitos necessários, especialmente as competências e habilidades que contemplem a base curricular? Dessa maneira a pesquisa, que faz parte dos estudos de doutoramento do primeiro autor, objetiva investigar as percepções dos professores de matemática das escolas públicas estaduais de ensino médio do município de Itumbiara, GO, têm sobre a estrutura do texto da BNCC, do conhecimento que esses professores possuem em relação ao documento curricular e se esses docentes alegam conseguir aplicar em sala de aula as competências e habilidades requeridas aos alunos. A metodologia utilizada se enquadra em um trabalho aplicado, com viés quantitativo, visto que são feitas análises estatísticas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a 24 professores de matemática para se compreender o perfil básico, o conhecimento desses professores em relação a sua percepção de competências e habilidades e a visão desses professores quanto a aplicação dos conceitos da BNCC em sala de aula. Como resultado constatou-se que, na própria visão, os docentes sabem bem sobre as competências e habilidades específicas da área de matemática e suas tecnologias, mas não conhecem bem outras áreas da BNCC, ficando inseguros na hora de aplicar esses conceitos nas atividades das aulas. Concluindo, o professor tem papel fundamental para o sucesso da implantação da BNCC nas escolas, dessa forma faz-se necessário apoio pedagógico para auxiliá-los na solução das fragilidades apresentadas para que a mudança desejada na educação efetivamente possa acontecer.


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