Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
BANCO QUÍMICO: FUNÇÕES ORGÂNICAS - UTILIZANDO JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO
Niza Catarina Vaz Colares, Arlete Beatriz Becker-Ritt

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Professores e pesquisadores da área de ensino de Química compartilham preocupações em relação as dificuldades identificadas no processo de ensino aprendizagem. O método tradicional de transmissão de conhecimentos continua sendo frequente em sala de aula, gerando desta forma, um enorme desinteresse por parte dos alunos pela disciplina e seus tópicos. Desinteresse esse que é justificado por perceberem a falta de relação dos conteúdos abordados em aula com seu cotidiano. Pesquisas na área do Ensino de Química tem se preocupado em desenvolver e apresentar novas metodologias, que utilizem métodos alternativos e que busquem estimular a aprendizado, fazendo com que esse processo de construção de conhecimento seja mais interessante, e desta forma, atraindo, a atenção dos estudantes.  Jogos e atividades lúdicas na educação são considerados uma metodologia ativa, pois objetivam o protagonismo do aluno no processo de construção do seu conhecimento. Pesquisadores da área salientam que o jogo, além de estimular o desenvolvimento cognitivo.

Texto completo: Banner  |  Resumo