Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM QUÍMICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Bruna Klauck Mezacasa, Leticia Azambuja Lopes

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


O Ensino de Ciências pode ser uma barreira para a construção da aprendizagem, visto que, possui conceitos abstratos, devendo ao professor promover atividades que desenvolvam o raciocínio dos estudantes para uma melhor compreensão do conteúdo científico 1;2. Devido a Pandemia do COVID-19 o ensino da educação básica teve de ser abordado de uma nova maneira, com aulas remotas, onde estratégias pedagógicas tiveram que ser adaptadas e reinventadas3 sendo uma das alternativas a experimentação conduzida online. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade experimental no ensino remoto, com materiais de fácil acesso aos alunos, a fim de que se consiga despertar o interesse pela química. A abordagem metodológica aqui apresentada está inserida na pesquisa de cunho qualitativo, com objetivo de explorar possibilidades para realização de experimentos de maneira remota. A experimentação foi realizada junto à 26 alunos do 1° Ano do Ensino Médio, nas aulas de Química, de uma Escola Estadual do município de Estância Velha no estado do Rio Grande do Sul. A experimentação foi realizada durante as aulas remotas via Google Meet, onde foi proposto a construção da torre de líquidos, onde os alunos utilizavam um recipiente transparente e acrescentavam líquidos com valores diferentes de densidade como: água, azeite, detergente e álcool, podendo identificar assim as diferenças entre eles quanto à densidade. Nos resultados os alunos relataram que gostaram de realizar o experimento, que foi uma atividade prática divertida e despertou a curiosidade, como também compreenderam melhor os conceitos aprendidos em aula, fazendo desta forma o elo entre teoria e prática, corroborando com Baldaquim et al, (2018, p. 24)4 os quais inferem que a importância da execução dos experimentos é que “não sejam apenas demonstrativos, mas que gerem reflexão do aluno resultando em hipóteses até a compreensão dos fenômenos”. Concluímos que o objetivo do trabalho foi alcançado, ao observar uma atividade experimental capaz de construir um olhar científico e além de refletir sobre o que é estudado, compreender a química e seus fenômenos.


Texto completo: Banner  |  Resumo