Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Danielle dos Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


O grande desafio deste início de século é a crescente busca por metodologias inovadoras que possibilitem uma prática pedagógica capaz de ultrapassar os limites do ensino teórico e tradicional, para efetivamente alcançar a formação do sujeito como ser ético, crítico, reflexivo, transformador e humanizado (MORAN, 2015). Assim, apresenta-se, aqui, resultados advindos da investigação vivenciadas por um grupo professores ao terem contato com as metodologias ativas como possibilidade para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos Finais do Ensino Fundamental. Se constitui em parte de uma pesquisa que está sendo realizada no âmbito de uma tese de doutorado, que tem por objetivo investigar a estruturação e desenvolvimento de uma formação continuada junto a um grupo de professores de Matemática do Município de Canoas/RS, fundada na inserção de tecnologias digitais e metodologias ativas na prática docente e está inserida no projeto  e está inserida no projeto Formação Inicial e Continuada de Professores: Conhecimentos Didáticos-Matemáticos do professor de Matemática. Kaiber e Vecchia (2012) ponderam que o uso das tecnologias digitais possibilita mudança na forma dos indivíduos se relacionarem com o mundo, com a forma de pensar, de ensinar e de aprender. O estudo, que tem foco na utilização de metodologias ativas para o desenvolvimento de projetos em sala de aula no Ensino Fundamental foi desenvolvido a partir de encontros que ocorreram no segundo semestre ano de 2020, de forma virtual síncrona. A investigação, inserida em uma perspectiva qualitativa, contou com a observação participante da pesquisadora, desenvolvimento de propostas de atividades pelos participantes e aplicação de questionários online. Resultados apontam que os professores declaram não ter conhecimento sobre as chamadas metodologias ativas, embora posteriormente tenha se identificado que utilizam elementos dessas metodologias em suas práticas. Sobre a proposta de trabalho envolvendo metodologias ativas e utilização das tecnologias digitais foi possível perceber uma participação significativa dos professores nas atividades propostas que se manifestaram positivamente em relação ao vivenciado. Ao elaborarem propostas de ação a serem desenvolvidas junto aos estudantes do Ensino Fundamental evidenciaram ter atribuído significado ao que sejam metodologias ativas e trabalho com as tecnologias digitais. Destaca-se a preferência por propostas envolvendo a gamificação e metodologias baseada em problemas.


Texto completo: Banner  |  Resumo