Portal de Eventos da ULBRA., XXI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DA TEORIA DOS CONJUNTOS EM BANCO DE DADOS RELACIONAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SUBSIDIAR CONHECIMENTO
Edilaine Jesus da Rocha, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Esta apresentação faz parte da aplicação de um experimento, que ainda está em andamento, organizado a partir de uma pesquisa de mestrado, que surgiu em função das análises dos conteúdos estudados durante os Ensinos Fundamental e Médio, quando se identificou que os conteúdos relacionados à teoria de conjuntos, são insuficientes para instrumentalizar os estudantes do curso técnico em informática para o trabalho com Banco de Dados Relacionais. Com essas evidências, definiu-se como objetivo desenvolver uma Sequência Didática (SD) para a revisão, ampliação e aplicação dos conceitos relacionados à Teoria dos Conjuntos relacionada ao Banco de Dados Relacionais. A SD foi desenvolvida com base no Google Formulário, que permitiu a organização dos conteúdos em uma SD adaptativa, ou seja, os conteúdos são apresentados conforme a interação do aluno com o material.


Texto completo: Banner  |  Resumo