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POLÍTICAS DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS NACIONAIS DESTINADAS AO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
DARLIZE Teixeira MELLO

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa intitulada “A avaliação das habilidades de compreensão leitora de alunos alfabetizandos: Provinha Brasil, Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular”. Objetiva problematizar e discutir as concepções de alfabetização a serem avaliadas nesses instrumentos diagnósticos destinados ao ciclo da alfabetização e presentes na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 20172), através de uma análise documental. A Provinha Brasil (2008 -20163) e a Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização (2018-20194) tinham por objetivo oferecer aos professores e aos gestores das escolas públicas de redes de ensino municipais, estaduais e distrital um diagnóstico sobre o nível de alfabetização dos alunos. O estudo caracteriza-se como qualitativo com foco descritivo-analítico e a metodologia empregada contemplará análise comparativa entre as matrizes de referências: eixos e descritores das habilidades de alfabetização a serem aferidos e a as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cabe salientar que, na perspectiva dos Estudos Culturais, campo discursivo em que essa pesquisa se insere, os textos documentais serão analisados como resultado de um processo de construção social, um artefato cultural. Que saberes são legitimados? Quais concepções de alfabetização e letramento são emergentes? – foram questões investigadas nesse estudo articulado aos estudos sobre currículo. (COSTA; WORTMANN; BONIN, 20165). Na análise comparativa dos materiais observamos que o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética proposto pela BNCC se aproxima da descrição feita nos descritores da matriz de referência da Provinha Brasil e da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização. As análises se apoiam em bibliografia de políticas públicas de alfabetização (FRADE, 20196;; FRADE; MONTEIRO, 20197; MORAIS, 20198) e estudos sobre alfabetização e língua portuguesa (GERALDI, 20079; SOARES, 202010). Observa-se a composição de dois eixos analíticos: a aquisição do código escrito, privilegiando as habilidades de codificação e decodificação e a centralidade do texto como unidade de trabalho, desenvolvimento habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses.

 


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