Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITIAIS PARA PROMOVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS
Gilsimar Francisco de Souza, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 24-10-2023

Resumo


Atualmente, nossa sociedade está imersa em uma revolução digital de magnitude sem precedentes, marcada por avanços tecnológicos constantes, tais como Inteligência Artificial, robôs humanoides e Internet das Coisas. É, portanto, imperativo que as instituições educacionais acompanhem esse contexto dinâmico e preparem seus alunos para enfrentar os desafios de uma era cada vez mais tecnológica. Nesse cenário de mudanças rápidas, os educadores desempenham um papel crucial, sendo essencial que estejam devidamente capacitados em ferramentas de tecnologia digital que fomentem o Pensamento Computacional (PC). A pergunta que emerge naturalmente é: quais ferramentas devem ser disponibilizadas e apresentadas aos professores de matemática que atuam nas escolas públicas para o desenvolvimento de PC? O objetivo deste estudo é propor um plano de formação, destinado a proporcionar aos docentes de matemática acesso a um leque diversificado de ferramentas digitais que efetivamente promovam o desenvolvimento das competências e habilidades inerentes ao PC. A abordagem metodológica é qualitativa ancorada em uma revisão bibliográfica aprofundada, e utilização do método de design Instrucional através do método ADDIE, Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Este plano contempla a apresentação e exploração de diferentes plataformas, a exemplo de Scratch, Tinkercad, Flowgorithm e Code.org, todas elas capazes de catalisar a formação de habilidades essenciais como a decomposição de problemas complexos, o reconhecimento de padrões, a abstração e a criação de algoritmos. Como resultado desse estudo obtem-se a elaboração de um plano de formação que incorpora as ferramentas mencionadas, delineando passos claros a serem seguidos pelos professores, a fim de que adquiram as competências e habilidades indispensáveis para efetivamente integrar o PC em suas práticas de ensino.

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