Portal de Eventos da ULBRA., XXIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Odontologia para pacientes com necessidades especiais: estruturação curricular nos cursos de odontologia do Estado do Rio Grande do Sul
Laura Simões Siqueira, Simone Helena Ferreira, Priscila Humbert Rodrigues, Pedro Antônio Gonzalez Hernandez, Carlos Alberto Feldens, Paulo Floriani Kramer

Última alteração: 29-10-2023

Resumo


O ensino de Odontologia deve incluir o acolhimento com resolutividade terapêutica de pessoas com necessidades especiais (PNE). Este estudo descritivo tem como objetivo apresentar o panorama do ensino de "Odontologia para Pessoas com Necessidades Especiais (OPNE)" nos currículos dos Cursos de Odontologia do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de uma busca nos sites do Ministério de Educação e Cultura e dos Cursos de Odontologia de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Cada curso foi avaliado quanto à presença do ensino de OPNE; nomenclatura, estruturação curricular (eletiva/optativa/projeto de extensão) metodologia oferecida (teórica e/ou prática); carga horária; e semestre. Foram descritas as frequências simples e relativas, assim como medidas de tendência central das diferentes variáveis. Verificou-se que o RS tem 23 IES com curso de graduação em Odontologia, sendo que 11 possuem ensino de OPNE. Dentre estas, quatro apresentam a OPNE como curricular; cinco como eletiva/optativa e duas como projeto de extensão. Quanto à metodologia, nove Cursos de Odontologia apresentam o ensino na forma teórico/prático e dois somente teórico, com uma carga horária que variou entre 30 e 80 horas, com média de 54 horas, não havendo padronização na nomenclatura e semestre oferecido. Em conclusão, há necessidade de expandir o ensino de OPNE e estabelecer protocolos para a estruturação de uma base comum de capacitação acadêmica que favoreça uma atenção odontológica com maior inclusão de pessoas com deficiência.

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